
Nesta terça-feira (28), completam-se dois anos da morte de Janaína Bezerra, estudante vítima de feminicídio nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em cerimônia em sua memória, a instituição pediu desculpas públicas aos familiares e amigos.

De acordo com a UFPI, a família de Janaína Bezerra receberá um diploma simbólico. Para a entrega, o processo deverá passar pelo Conselho Universitário, e a decisão colegiada garantirá a entrega do diploma de Janaína, que sempre foi uma aluna dedicada ao curso e cumpriu todos os pré-requisitos acadêmicos e de frequência.
Na solenidade, a reitora Nadir Nogueira prometeu combater a violência de gênero no ambiente universitário e destacou que a memória de Janaína será um símbolo dessa luta.

“Pedimos desculpas publicamente à família, amigos e colegas de Janaína por não termos garantido a segurança que ela merecia dentro da universidade. Que isso nos sirva de lição para nunca aceitarmos qualquer tipo de violência contra a mulher. Essa luta deve ser diária e de todos nós”, disse a reitora Nadir Nogueira.
Socorro Nunes, mãe de Janaína, agradeceu aos amigos da filha e ao carinho demonstrado em sua memória. “Saber que minha filha era tão querida aqui dentro me conforta. O que nos resta agora é saudade, mas espero que as coisas melhorem daqui para frente”, declarou.
De acordo com a UFPI, o feminicídio de Janaína impulsionou a criação de novas medidas de combate à violência de gênero dentro da instituição, visando tornar o ambiente universitário mais inclusivo e seguro para todos os alunos.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.