Portal O Dia

Uespi passa a emitir carteira de identidade; saiba como solicitar a sua

Teresina ganhou um novo espaço para emissão da nova carteira de identidade. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) inaugurou, nesta quarta-feira (23), uma nova sede do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, localizada na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Campus Poeta Torquato Neto, no bairro Pirajá.

Divulgação CCOM
Uespi passa a emitir carteira de identidade; saiba como solicitar a sua

A unidade funcionará de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, oferecendo a emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O espaço será integrado ao Núcleo Permanente Interdisciplinar de Direitos Humanos da Uespi e pretende atender tanto à comunidade acadêmica quanto à população em geral.

“A instalação no núcleo da Uespi facilita o acesso dos estudantes, professores e da população à nova CIN, que é a porta de entrada para mais de 500 serviços digitais oferecidos pelos governos estadual e federal”, afirmou o diretor do Instituto, Marcelo Mascarenhas.

Evandro Alberto, reitor da Uespi, comemorou a nova unidade, destacando-a como uma relevante parceria.

“Fizemos a solicitação ao secretário da Segurança, Chico Lucas, que prontamente atendeu a demanda. A unidade do Instituto está instalada no núcleo, o que reforça o compromisso da universidade com a promoção dos direitos humanos e o acesso à cidadania”, comentou.

A primeira via da CIN no Piauí é gratuita. Saiba como emitir a sua:

Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, é necessário apresentar:

Documentos obrigatórios:

Certidão de nascimento ou casamento (atualizada com selo de verificação);

Comprovante de residência;

CPF.

Documentos opcionais:

NIT/PIS/PASEP, CNH, título de eleitor, tipo sanguíneo, carteira profissional, certificado de reservista (para homens) e cartão do SUS.

Pessoas com deficiência devem apresentar um laudo médico.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.