O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) definiu para o dia 21 de janeiro a eleição que escolherá o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A data também marca o retorno oficial dos trabalhos do Judiciário estadual em 2026, com a realização da primeira sessão administrativa do ano.
De acordo com apuração do PortalODia.com, ainda não há consenso em torno do nome que deverá comandar a Corte Eleitoral no próximo biênio. O presidente eleito terá a responsabilidade de conduzir os trabalhos do TRE-PI durante as eleições gerais de 2026.
LEIA TAMBÉM
- Abertas inscrições para vaga de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
- Governador afirma que ano eleitoral não vai atrapalhar gestão no Piauí
- Secretário Washington Bandeira diz que missão que vai assumir é técnica, não eleitoral
- Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeita e vice no PI por abuso de poder político
Até o momento, dois desembargadores despontam como possíveis candidatos à presidência do TRE-PI no biênio 2026/2027: José Wilson Ferreira Júnior e Ricardo Gentil Eulálio, atual vice-presidente do Tribunal. Ambos já teriam manifestado interesse em disputar o cargo.
A movimentação rompe uma tradição histórica da Justiça Eleitoral, na qual, normalmente, o vice-presidente assume automaticamente a presidência, sem a abertura de concorrência formal. Apesar disso, Ricardo Gentil pode não ser o único nome na disputa.
Informações do Tribunal de Justiça indicam que um ofício circular já foi expedido, comunicando aos desembargadores a abertura do processo de escolha do novo presidente do TRE-PI, com possibilidade de inscrição de todos os membros do TJ-PI até a data da eleição, em 21 de janeiro.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.