Portal O Dia

Teresina terá o primeiro Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Nordeste

Teresina foi escolhida para sediar o primeiro Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) da região Nordeste. A iniciativa foi formalizada por meio de um protocolo de intenções assinado entre o Governo Federal, o Governo do Estado do Piauí e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O acordo para implantação de instituto foi firmado entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Governo do Estado e o IMPA. A ideia é criar o IMPA Tech Nordeste, um programa de graduação de excelência em Matemática voltado para a área de Tecnologia e Inovação.

Divulgação/IMPA Tech Rio
Teresina terá o primeiro Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Nordeste

“O objetivo é formar profissionais e cientistas com capacitação de alto nível, capazes de desenvolver e aplicar conhecimentos matemáticos na resolução de problemas concretos, além de contribuir para o desenvolvimento econômica e social do país”, diz o protocolo de intenções publicado no Diário Oficial da União.

O protocolo tem vigência de 12 meses a partir da data de publicação e não prevê, neste momento, repasse direto de recursos financeiros entre os partícipes.

Segundo IMPA do Brasil

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que será instalado em Teresina vai ser o segundo do Brasil. Atualmente, só existe um IMPA ativo no país, sediado no Rio de Janeiro, e voltado para a pesquisa em matemática pura e aplicada, com programas de pós-graduação e iniciativas como o curso de graduação IMPA Tech.

O novo IMPA Tech Nordeste previsto para a capital piauiense será o primeiro instituto do tipo fora do Rio.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.