Das cerca de 11 mil doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) enviadas ao Piauí, Teresina recebeu 2.660 do Ministério da Saúde e iniciará a vacinação contra o principal causador da bronquiolite e pneumonia em bebês na próxima quinta-feira (11).
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, além das maternidades, do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, do Hospital da Polícia Militar e do ponto de vacinação do Teresina Shopping.
Somente poderão receber a vacina gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, conforme orientação do Ministério da Saúde. A proteção ao bebê ocorre por meio da transferência de anticorpos da mãe, reduzindo de forma significativa o risco de formas graves da doença nos primeiros meses de vida.
LEIA TAMBÉM
Segundo a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, todas as unidades estão abastecidas para o início da imunização. A gestante deve apresentar documento de identificação, cartão de pré-natal e cartão de vacinação.
“A chegada da vacina contra o VSR representa um avanço fundamental para a proteção dos bebês de Teresina. As formas graves da doença são mais frequentes nos primeiros meses de vida, e a imunização das gestantes é a forma mais eficaz de garantir essa proteção. Estamos preparando todas as unidades para iniciar a aplicação e orientar as famílias”, disse.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.