A Justiça Estadual do Piauí divulgou nesta sexta-feira (11) que o tempo médio dos processos judiciais no estado é de 698 dias, o equivalente a quase dois anos de duração. Apesar do longo período, houve uma redução significativa, no início deste ano, esse número ultrapassa os 800 dias.
Esse novo tempo médio leva em consideração a duração de todos os processos que estão em tramitação no Judiciário estadual. A meta estabelecida pelo Tribunal de Justiça do Piauí é manter esse tempo entre 500 e 700 dias, intervalo que, segundo o órgão, representa um avanço nas boas práticas de gestão processual.
LEIA TAMBÉM
Em comparação com o restante do país, os números do estado ainda se mostram positivos. De acordo com o painel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o tempo médio entre o início do processo e o primeiro julgamento nas justiças estaduais é de 1.020 dias. Na Justiça Federal, esse número cai para 949 dias, enquanto a Justiça Eleitoral apresenta o menor tempo, apenas 79 dias.
Atualmente, o Brasil tem cerca de 84 milhões de processos em tramitação, distribuídos por 91 tribunais e analisados por aproximadamente 18 mil juízes e 275 mil servidores públicos.
O Relatório Justiça em Números 2024, divulgado pelo CNJ, aponta que a duração média dos processos no país é de quatro anos e três meses. Somente em 2023, foram registrados 35 milhões de novos casos, o que evidencia o congestionamento do Judiciário brasileiro.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.