Com a proximidade do período eleitoral, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) avalia a realização de sessões plenárias em formato híbrido, diante do fato de que a maioria dos deputados deve disputar a reeleição. Durante a abertura do ano legislativo, nesta segunda-feira (2), o presidente da Casa, Severo Eulálio (MDB), afirmou que a corrida eleitoral não deve comprometer o funcionamento do Legislativo.
O presidente destacou que a Alepi já dispõe da ferramenta de sessões à distância, o que permite a realização de sessões híbridas às segundas e quintas-feiras, garantindo a participação de parlamentares que estejam fora de Teresina.
O deputado Gustavo Neiva (PP) ressaltou, no entanto, que a adoção das sessões remotas depende de autorização da Mesa Diretora. “No que pese estarmos em ano eleitoral, que de certa forma pode dificultar os trabalhos, temos uma ferramenta importante, que é a sessão virtual, e o presidente, junto à Mesa Diretora, terá que deliberar sobre a sua utilização, até para que os trabalhos do Plenário não fiquem prejudicados”, disse
LEIA TAMBÉM
Já o líder do governo na Casa, deputado Dr. Vinícius, avaliou que é possível conciliar o calendário eleitoral com as atividades legislativas. Segundo ele, a tramitação das matérias deve seguir com a mesma celeridade registrada no ano anterior.
“O ano de 2026 terá muita entrega, mais tempo para os parlamentares apresentarem seus projetos e, naquilo que for necessário do líder do Governo tratar com o Executivo para celeridade de sanção das leis, iremos ajudar os deputados a aprovar com celeridade”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.