Portal O Dia

Semarh aponta que o Piauí só terá chuvas regulares a partir de janeiro

Um estudo da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos (Sampece), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), aponta que o período de estiagem no Piauí deve se estender até novembro, com a previsão de chuvas mais regulares apenas a partir de janeiro.

Arquivo/O Dia
Semarh aponta que o Piauí só terá chuvas regulares a partir de janeiro

De acordo com o climatologista Pedro Aderaldo, responsável pelo acompanhamento das condições climáticas no estado, as chuvas mais intensas e regulares só devem ocorrer a partir de janeiro, com a chegada do verão. “Até lá, o que se espera são pancadas isoladas, especialmente no sul do estado, que vão se espalhando gradualmente, com o passar dos meses, para o centro e depois para o norte”, explica.

A previsão indica que, em outubro, o volume de chuva não deve ultrapassar 130 milímetros nas áreas mais úmidas do sul. Em novembro, o índice pode subir para cerca de 160 milímetros, quantidade ainda insuficiente para reverter o quadro de seca, mas capaz de amenizar as altas temperaturas. “É pouco, ameniza as temperaturas, mas não resolve a estiagem”, ressalta Aderaldo.

O cenário começa a mudar a partir de dezembro, quando o avanço das instabilidades atmosféricas deve provocar chuvas mais volumosas, variando entre 200 e 230 milímetros no sul e até 160 milímetros nas regiões norte e central do estado. Em janeiro, com a consolidação do período chuvoso, a média de precipitação pode alcançar 260 milímetros em todo o território piauiense.

Enquanto isso, o calor permanece. As temperaturas médias devem variar entre 22,5°C e 32,5°C, diminuindo gradualmente conforme o ar se torna mais úmido, um sinal lento, mas progressivo, da transição para o inverno climático.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.