Portal O Dia

Segurança orienta registro de ocorrência pelo BO Fácil durante o Carnaval

A população piauiense pode registar ocorrências de forma mais fácil e prática durante o período carnavalesco, época em que os registros de furtos e perdas de objetos pessoais costumam ser mais altos. A ferramenta BO Fácil, da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), permite comunicar crimes e situações não criminais (como perda de documentos) por meio do Whatsapp, sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia.

Segundo dados divulgados pelo órgão, desde o início do funcionamento do serviço, em 30 de junho de 2025, foram contabilizados 85.681 atendimentos em todo o estado. Desse total, 35.417 correspondem a solicitações formais de registro de boletim de ocorrência feitas pela população.

Reprodução/SSP-PI
Segurança orienta registro de ocorrência pelo BO Fácil durante o Carnaval

As demandas são analisadas pela Polícia Civil do Piauí e devidamente encaminhadas às unidades responsáveis pela apuração de cada tipo de ocorrência.

De acordo com o delegado e diretor de Inteligência da SSP-PI, Yan Brayner, a ferramenta contribui para ampliar o acesso aos serviços de segurança pública, especialmente em períodos de grande movimentação.

“O BO Fácil permite que o cidadão registre ocorrências de maneira rápida e segura, sem precisar se deslocar até uma unidade policial, o que é fundamental em períodos de grande movimentação como o Carnaval”, reforçou o delegado.

A plataforma também possibilita o acionamento do 190 em casos de emergência e o envio de denúncias anônimas. O sistema utiliza inteligência artificial para coletar informações como descrição dos fatos, data, local e envolvidos. Após o envio dos dados, o usuário recebe um protocolo em PDF.

Durante o Carnaval, a orientação das autoridades é redobrar os cuidados com objetos pessoais, principalmente celulares, que costumam liderar os registros de furtos em eventos com grande concentração de público.

Yan Brayner destacou que muitos casos ocorrem por descuido. “A principal orientação é que o folião utilize doleira ou mantenha o aparelho em bolsos frontais com zíper, evite manusear o telefone na multidão e nunca entregue seu cartão a terceiros”, afirma.

A recomendação também inclui conferir valores antes de efetuar pagamentos em máquinas de cartão. Em caso de perda, furto ou roubo, o registro pode ser feito pela plataforma digital, que funciona durante todo o período festivo.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.