Portal O Dia

Secretários e gestores educacionais discutem o Plano Nacional da Educação na Alepi

Secretários e gestores da educação no Piauí se reúnem na manhã desta segunda-feira (11) na Assembleia Legislativa para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) e debater as metas previstas para os próximos dez anos no setor. O encontro conta com a presença do deputado federal Moses Rodrigues (UB-CE), relator da matéria no Congresso. 

O Plano Nacional de Educação é um plano decenal, com duração de dez anos, que estabelece as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional brasileira. O último PNE foi aprovado em 2014 e durou até 2024, sendo prorrogado até dezembro de 2025. Até lá, gestores e sociedade civil terminarão de discutir as metas para já começar a implementar o Plano em 2026.

Ezequiel Araújo/O Dia
Secretários e gestores educacionais discutem o Plano Nacional da Educação na Alepi

Proponente do encontro na Alepi, o deputado estadual Átila Lira (PP) explicou que a ideia é ouvir os gestores da educação de todas as esferas, já que o PNE vai levar ao desenvolvimento do Plano Estadual e dos Planos Municipais de Educação. “Temos em torno de 54 metas e 18 objetivos que vão desencadear o que o Brasil quer nos anos iniciais, educação infantil e no ensino médio. São metas que a gente quer para traçar políticas públicas e melhorar nossa educação”, disse.

Presente na discussão, o relator da matéria do Congresso Nacional, deputado Moses Rodrigues, destacou que um dos pilares do PNE são as escolas de tempo integral, que no Piauí foram universalizadas em 2025. Segundo ele, o momento agora é de tratar sobre financiamentos como atingir as metas impostas para as creches, pré-escola, Ensinos Fundamental, Médio e Superior, e também na formação de mestres e doutores.

Ezequiel Araújo/O Dia
Secretários e gestores educacionais discutem o Plano Nacional da Educação na Alepi

“O PNE tem um apelo importante para a sociedade, porque temos certeza e convicção que através dos financiamentos e das escolas de tempo integral é que vamos melhorar nosso país e trazer desenvolvimento para a educação. A Câmara Federal está fazendo o seu papel neste momento, discutindo com os gestores locais, estabelecendo essa conexão entre os municípios e estados”, finaliza Moses Rodrigues.

A Comissão da Câmara está percorrendo todos os estados para debater a proposta do PNE. O Piauí é o 18º Estado que sedia o seminário.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.