Portal O Dia

Se o veto de Lula não for derrubado, a disputa por cadeiras no Piauí será intensa, afirma Severo Eulálio

Com o veto do presidente Lula ao aumento no número de deputados na Câmara, o Piauí corre o risco de perder cadeiras tanto na Assembleia Legislativa quanto na bancada federal. Caso a decisão não seja derrubada pelo Congresso, o estado terá que se reorganizar politicamente diante da redução de 6 vagas na Alepi e 2 na Câmara Federal.

Assis Fernandes / O Dia
Presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Severo Eulálio, alertou que a medida trará impacto direto na composição das casas legislativas. “Claro que vai mudar o cálculo, vai mudar a quantidade, a composição da nossa Assembleia, tanto aqui, mas principalmente também no Congresso Nacional”, declarou.

Atualmente, o Piauí conta com 30 deputados estaduais. Com o veto, esse número poderá cair para 24. Já na bancada federal, das 10 vagas atuais, restariam apenas 8, exigindo uma ampla rearticulação das forças políticas locais para as eleições de 2026.

Severo Eulálio também informou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, irá promover uma reunião conjunta com a Câmara dos Deputados para avaliar o veto. Se for derrubado pelos deputados, a decisão seguirá para o Senado, onde será analisada novamente.

“Então nós vamos aguardar ainda esse próximo passo, tanto o presidente Hugo Motta como o presidente Alcolumbre, pelas entrevistas e pelas conversas que nós temos feito, estão empenhados na derrubada desse veto. Vamos aguardar”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.