O secretário de Fazenda, Emílio Júnior, já havia afirmado ao Portal O Dia que o fechamento do segundo quadrimestre seria determinante para definir os próximos passos da política fiscal do Estado, com possibilidade de ajustes. No entanto, essa ação não deve impactar a Secretaria de Administração, que não prevê cortes ainda para este ano.
“A gente tem como prioridade, de fato, respeitar o direito dos servidores com o pagamento da folha salarial em dia e isso já está em programação. Acho que o cuidado que a gestão do governador Rafael Fontelas tem tido com os recursos públicos é para garantir a melhor eficiência no uso desses recursos”, disse Samuel Nascimento, secretário de Administração.
Segundo o gestor, existe uma expansão dos serviços do governo em todas as áreas, como infraestrutura das escolas, equipamentos de segurança e hospitais. Ele ressaltou que todos os setores estão recebendo investimentos, mas que isso exige maior cautela na gestão dos gastos.
LEIA TAMBÉM
“Os gastos com servidores públicos permanecem assegurados em dia, inclusive com o aumento da força em grande número dos servidores nas diversas áreas. Novos concursos a gente também deve lançar ainda esse ano, vocês já estão acompanhando o concurso na área da saúde, da educação, da assistência social, da defesa agropecuária e enfim, um estado que se organiza cada vez mais para garantir uma infraestrutura e os requisitos para o desenvolvimento de longo prazo”, declarou.
Sobre as nomeações previstas a partir dos novos concursos, Nascimento garantiu que elas não devem comprometer a gestão financeira, já que estão planejadas dentro do orçamento.
“O gasto público no Piauí, ele é coordenado pela comissão de gestão financeira por resultados, é isso porque a gente concilia o dimensionamento da mão obra, dos recursos humanos necessários, dos servidores efetivos, servidores temporários, mão obra terceirizada, e tudo isso feito com muita cautela, então a expansão que a gente sabe que é necessária, que a população reivindica sempre melhoria nos serviços públicos, deve ser harmonizada com a disponibilidade, naturalmente, da arrecadação do Estado do Piauí”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.