Portal O Dia

Salário dos servidores da Assembleia pode ter reajuste em outubro

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) anunciou, nesta terça-feira (7), uma proposta de recomposição salarial para os servidores ativos e inativos da casa. Em outubro, a Alepi poderá reajustar em 7% o salário dos servidores, além de garantir vantagens pessoais, como gratificação de desempenho e gratificação por titulação.

Arquivo/O DIA
Salário dos servidores da Assembleia pode ter reajuste em outubro

Quem anunciou o aumento nos salários dos servidores da Alepi foi o presidente da casa, deputado Severo Eulálio (MDB). “Foi lido hoje o [projeto] no Plenário e agora segue para a Comissão de Constituição de Justiça. É um reajuste já pleiteado pelos servidores, uma vez que eles não tiveram (aumento) no ano passado. Este ano, ainda no período em que todos os Poderes conseguiram conceder o aumento, nós não tínhamos conseguido cortar algumas questões burocráticas. Agora, conseguimos fazer os ajustes necessários para a concessão do reajuste”, afirmou Severo Eulálio.

 

Antes de ir a Plenário, o projeto de lei foi tratado em reunião da Mesa Diretora com o presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia, Francisco Bilé. “Em 2023 houve reajuste apenas sobre o salário-base e em 2024 não houve reajuste. O presidente Severo cumpre com a promessa de recuperar gradualmente os salários dos servidores”, disse Bilé. Caso seja aprovado, o reajuste deve vir nos salários de novembro.

A expectativa é que a matéria seja votada em Plenário na próxima semana e que o reajuste nos salários dos servidores já impacte nos vencimentos de outubro. Em abril deste ano, a casa aprovou um reajuste nos salários dos servidores estaduais. O reajuste no salário é de 5,35% e vale para policiais militares, bombeiros militares e servidores da administração pública direta e indireta, fundações e autarquias.

No caso dos professores, o reajuste mínimo chega a 6,27% com o piso do magistério para profissionais de 40 horas subindo para R$ 4.867,77. Policiais civis, analistas do tesouro estadual e auditores fiscais tiveram aprovadas matérias que alteram as suas remunerações.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.