Uma nova resolução do governador Rafael Fonteles garante mais facilidade de acesso da população à nova Carteira Identidade Nacional (CIN), documento digital que reúne as principais informações sobre a vida do cidadão e é porta de entrada para diversos tipos de serviços e direitos. O Piauí é primeiro do Brasil na emissão da CNI e a nova decisão tem o objetivo de assegurar que 100% da população estadual esteja com o RG digital já em 2026.
A medida passou a vigorar na terça-feira (16). A partir dessa data, os piauienses não precisarão mais apresentar uma certidão de nascimento ou casamento atualizada para emitir a nova CNI. “Qualquer certidão, desde que esteja legível, sem rasura, autenticada e em bom estado de conservação, pode ser utilizada para a emissão da CIN. Independentemente do prazo, seja ela de 10, 20 ou 30 anos”, destacou o secretário de Segurança, Chico Lucas.
LEIA TAMBÉM
- Cartão SUS: CPF será usado como número de identificação
- Piauienses não precisarão mais renovar certidões para emitir nova carteira de identidade
- Piauí é o estado que mais emitiu Carteiras de Identidade Nacional no Brasil; saiba como emitir
- Piauí lança nova Carteira de Identidade Funcional para servidores públicos; confira os benefícios
- Identidade de Gênero, Proteção de Dados e Justiça Social
A Secretaria de Segurança Pública distribuiu 190 pontos do Instituto de Cidadania Digital Felix Pacheco em 150 municípios.
Essas unidades oferecem atendimento descentralizado e humanizado em áreas essenciais da cidadania digital. Elas funcionam como pontos de acesso a diversos serviços públicos, com foco na inclusão social, redução da burocracia e valorização do atendimento local e são fundamentais para garantir o direito à documentação básica e ampliar o acesso a políticas públicas em todas as regiões do Estado.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) utiliza o CPF como identificador único, promovendo segurança, modernização e integração de dados em âmbito nacional. A primeira via é totalmente gratuita assim como a substituição do antigo pelo novo documento.
O documento é aceito em todo o território nacional e nos países do Mercosul (exceto para viagens internacionais que exigem passaporte, pois a CIN não substitui o passaporte). Ele pode ser solicitado na sede do Instituto de Cidadania Digital e nas Unidades de Serviços Digitais espalhadas pela capital e interior do estado.
Documentação Necessária
- Certidão de Nascimento ou Casamento, com selo de verificação e número de matrícula
- Comprovante de Residência
- CPF
Documentos adicionais (opcionais) que podem ser incluídos na nova CIN
- NIT/PIS/PASEP
- CNH
- Título de Eleitor
- Tipo sanguíneo (com comprovação laboratorial)
- Carteira Profissional
- Certificado de Reservista
- Cartão do SUS
- Laudo médico para pessoas com deficiência
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.