A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) designou Hélio Cury Filho, atual presidente da Federação Paranaense de Futebol, como administrador provisório da Federação de Futebol do Piauí (FFP), após o ajuizamento de ação civil pública pelo Ministério Público do Estado do Piauí contra o presidente da entidade no estado, Robert Brown Carcará. Em meio a polêmica, Brown solicitou afastamento por motivos de saúde.
Inicialmente, Hélio administrará a FFP por 90 dias, com base no art. 142 do Estatuto da CBF. A medida administrativa foi adotada para assegurar a continuidade das atividades no estado. A CBF ressaltou a importância da medida para a continuidade da gestão e o atendimento regular às demandas do futebol local.
"Com ampla experiência na administração do futebol, Hélio Cury exercerá as funções ordinárias de gestão durante o período de transição e manterá a CBF informada sobre todas as ações adotadas no âmbito da Federação", informou a CBF.
Na manhã desta quinta-feira (4), representantes dos clubes e ligas filiadas reuniram-se no auditório da FFP, manifestando apoio a permanência de Robert Brown à frente da entidade piauiense.
O presidente da Oeirense, Fabiano Pimentel, afirmou que os clubes planejam não iniciar o campeonato, caso Brown tenha de fato seu afastamento confirmado. "Nós estamos pensando em parar. A gente não sabe como é que vai proceder isso. O campeonato fica numa instabilidade. Os clubes com passagens compradas, outros clubes já se apresentaram. Está essa instabilidade, por conta de tudo isso que está acontecendo. Pessoas que não tem voto, querendo entrar aqui na federação de todo jeito", destacou.
Fabiano comentou ainda que Brown foi eleito por todos os clubes. "Todos os clubes participaram [da reunião]. Isso é um manifesto em favor do presidente Robert Brown. O presidente foi eleito pelo voto de todos os clubes e ligas. Nada mais justo, ele conduzir a federação", disse.
O presidente da Oeirense informou que o afastamento foi solicitado nesta quarta-feira (3) junto à CBF e que Brown informou às equipes previamente. Os dirigentes aguardam uma reunião para semana que vem com Hélio para definir o futuro do estadual para 2026.
Vice-presidente do River, Julio Arcoverde, afirmou que está preocupado com o afastamento e disse que o momento "não foi muito propício". "É um problema muito sério, criado sem precedentes. Os clubes já começaram a fazer investimentos, já apresentaram os seus elencos e isso cria uma indefinição muito grande para o campeonato de 2026. É um momento que não foi muito propício. E não foi conversado com pessoas que conhecem na realidade o futebol, como que vive o futebol no Piauí", afirmou.
Para o vice-presidente, o futuro do campeonato está incerto. "Aqui está se discutindo nessa reunião, além do apoio ao presidente Brown, que foi eleito legitimamente, por unanimidade, é o futuro do campeonato, se vai acontecer ou não. Ninguém pode fazer investimento no futebol, sem ter uma definição do calendário, sem a definição de como vai ser feito os aportes financeiros, os contratos de publicidade. Temos os apoios de todos os clubes, de todas as ligas, das entidades. Estão tratando o futebol [piauiense] como se fosse um campeonato amador. Envolve pessoas, envolve empresas, gera emprego e renda e não pode ser decidido afoitamente na véspera do início do campeonato. Nós temos um mês para o início do campeonato", finalizou.
Eleito recentemente pela Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Piauí (APCDEP), como desportista do ano, Brown está na mira do Ministério Público do Piauí devido a conduta do dirigente à frente da FFP.
Segundo o MP, foram identificadas irregularidades como incongruência patrimonial, risco fiscal e divergências declaratórias, tentativa de indução a erro, simbiose operacional e exclusão documental.
O Portal O Dia entrou em contato com a Federação de Futebol do Piauí para comentar sobre o caso, mas a instituição informou que não irá se pronunciar.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.