Reunião do Partido dos Trabalhadores deve definir chapas e escolha de vice em 2026
Nesta segunda-feira (26), o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) realiza uma reunião para discutir o calendário interno da legenda e avançar no debate sobre a composição das chapas para as eleições, incluindo a definição do nome que deverá ocupar a vaga de vice-governador. O encontro integra uma série de reuniões partidárias que vêm sendo promovidas pelo PT em todo o estado.
Ao O Dia, o presidente do diretório municipal do PT em Teresina, vereador João Pereira, destacou que o principal objetivo do partido é fortalecer a unidade interna.
“Nosso partido caminha para a unidade, esse é o foco central e principal e nós estamos atuando para que cada vez mais o Partido dos Trabalhadores esteja unido. Nós discutimos também a formação política desses dirigentes, tratamos também sobre a prestação de conta das ações do nosso governo, liderado pelo governador Rafael, fez uma bela fala. Então o P um T segue seu rito normal de diálogo, também tratando do plano de governo liderado pelo Washington Bandeira e assim tem sido feita as nossas discussões”, afirmou.
Entre os temas em pauta está a definição do nome que será indicado como pré-candidato a vice-governador na chapa majoritária. Um dos nomes colocados é o do ex-secretário estadual de Educação, Washington Bandeira.
Segundo João Pereira, o governador já apresentou publicamente os nomes que compõem a pré-chapa majoritária.
“O governador anunciou a chapa com Júlio César e Marcelo Castro como pré-candidatos ao Senado, Rafael Fonteles à reeleição e apresentou o nome de Washington Bandeira como vice. É natural que o governador apresente seu nome. Caso surja outro, será colocado em discussão, mas, até o momento, só temos o nome de Washington. Seguimos esse rito natural. Hoje ocorre a reunião da executiva estadual, e o calendário das discussões políticas está sendo cumprido”, explicou.
O dirigente também ressaltou a importância do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, no processo de articulação política do partido.
“O papel de Wellington Dias é muito importante. Ele é uma grande liderança, nosso senador, o maior líder político do Piauí. Não tenho dúvidas de que essa união de forças, em todos os níveis do Partido dos Trabalhadores, vai garantir nossa estratégia, que é a reeleição do governador Rafael e a eleição da maior bancada possível de deputados estaduais, federais e dos nossos dois senadores”, concluiu.:
Encontros no interior do estado
O deputado estadual Marcus Vinicius Kalume (PT) cumpriu, neste final de semana, uma intensa agenda política pelo interior do Piauí, reforçando sua presença e articulação junto a lideranças locais e bases eleitorais. Em passagem pelo extremo Sul do estado, Kalume intensificou o diálogo com representantes comunitários e aliados, fortalecendo alianças e ampliando apoios com vistas às eleições de 2026.
Conforme apuração da coluna, o parlamentar já consolidou bases políticas em mais de 74 municípios piauienses. Entre as cidades visitadas nos últimos dias estão Oeiras, Palmeirais, Morro Cabeça do Tempo, Curimatá, Gilbués, Cristino Castro e Colônia do Gurguéia, além de outras localidades estratégicas da região Sul do estado, onde o deputado vem ampliando sua capilaridade política e presença institucional.
Evento em Teresina reúne vereadores e pré-candidato ao Senado
A comemoração de aniversário do vereador Zé Neto (MDB), atual secretário municipal de Esportes e Lazer de Teresina (Semel), reuniu diversos parlamentares no último final de semana. Uma presença em especial foi o do pré-candidato ao Senado Federal nas eleições de 2026, o deputado Júlio Cesar (PSD).
O evento é tido como uma forma de aproximação do pré-candidato ao Senado com os parlamentares de Teresina, no qual deverão ter papel crucial para as conjunturas eleitorais nas diversas comunidades da capital piauiense.
Moradores ameaçados de perder imóveis no Torquato Neto
O vereador de Teresina Eduardo Draga Alana (PSD) tem atuado na defesa dos moradores do conjunto Torquato Neto, na zona Sul da capital, que temem perder suas casas após imóveis do bairro começarem a ser executados e levados a leilão pela Caixa Econômica Federal. A situação ocorre mesmo com os pagamentos suspensos por decisão da Justiça Federal desde 2018, após ação do Ministério Público motivada por problemas estruturais e alagamentos recorrentes na região.
Diante da gravidade do caso, Draga Alana esteve reunido nesta segunda-feira (26) com o deputado federal Júlio César e lideranças comunitárias do Torquato Neto, com o objetivo de intermediar o diálogo com a Caixa e buscar soluções que garantam segurança jurídica e dignidade às famílias afetadas.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.