Portal O Dia

Redução de cadeiras desafia base governista e pode estimular chapinha alternativa, diz Draga Alana

A possível diminuição no número de cadeiras da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que deve cair de 30 para 24 vagas a partir das eleições de 2026, tem gerado preocupação entre pré-candidatos da base governista. O vereador de Teresina, Eduardo Draga Alana (PSD), avalia que a mudança tornará o cenário ainda mais competitivo e pode forçar a formação de uma chapinha alternativa dentro do grupo do governador Rafael Fonteles (PT).

Assis Fernandes / O DIA
Redução de cadeiras desafia base governista e pode estimular chapinha alternativa, diz Draga Alana

“Já é difícil se tornar deputado ou vereador. E aqui nós temos um cenário de 30 deputados estaduais. Com essa redução de vagas para 24, já de cara seis deputados eleitos já não voltam. Quando a gente lança o nosso nome ‘pé no chão’, ao lado do povo, a gente saiu de uma eleição como o mais bem votado na capital. Claro que eles vão ver competitividade ao nosso nome. Acredito que estão vendo dificuldade entre eles mesmos para ganhar a eleição. E quando entra mais um para um jogo que está colocando um nome, que tem chances reais de disputar por igual”, argumentou.

Segundo o parlamentar, a redução das vagas amplia o risco de candidatos com potencial eleitoral ficarem sem espaço nas chapas governistas, especialmente diante do avanço das composições já em andamento. Ele cita que PT e MDB praticamente fecharam suas alianças, o que limita as alternativas para novos nomes.

“Não é só o Draga Alana que está numa situação que defende uma chapinha. Mas, claro, nós temos o nosso líder maior dessa conjuntura toda, que é o nosso governador Rafael Fonteles. Nós ainda vamos ter esse diálogo com ele e ver a possibilidade da gente ver o melhor caminho. Vejo que um cenário onde candidatos que têm potencial de ser bem votado em ficar fora desse jogo, acho muito inviável até para a base do governo. Eu acredito que o governador vai atender também a todos que querem estar do lado dele e que querem colocar o nome à disposição”, destacou.

Apesar do desafio, Draga Alana reafirma sua pré-candidatura a deputado estadual em 2026 e diz acreditar que encontrará espaço em um partido da base governista. Ele garante que a pré-campanha segue fortalecida com visitas a bairros e comunidades de Teresina.

“Nossa caminhada é ao lado do povo. A gente tem visitado frequentemente os quatro cantos de Teresina e o povo está nos abraçando. Claro, precisamos de um partido. Mas no momento certo nós vamos ter esse encaminhamento correto ao partido da gente disputar a eleição. Uma coisa eu tenho a dizer de certeza: nós vamos ser candidato a deputado estadual pelo partido da base do nosso governador”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.