O governador Rafael Fonteles (PT) visitou o Sistema O Dia de Comunicação nessa terça-feira (23) e concedeu entrevista ao programa O DIA News, apresentado pelo jornalista Douglas Cordeiro. Na ocasião, ele afirmou que sempre priorizou o planejamento e a execução das ações de governo e que dos 178 compromissos assumidos em sua campanha eleitoral, 162 já foram concluídos até o final deste terceiro ano de mandato.
LEIA TAMBÉM
O governador citou índices como a redução do tempo de espera para realização de cirurgias eletivas que passou de 460 dias para uma média de 50 dias, o fortalecimento da capacidade de resolutividade dos hospitais regionais e citou a implantação de UTIs no hospital de Corrente, no extremo sul do Piauí, como exemplos de avanços significativos na gestão da saúde.
“O desafio do Sistema Único de Saúde é sobretudo gestão, alocação de recursos humanos, financeiros e materiais. Por isso valorizamos tanto o planejamento e a busca pela eficiência. Fazemos monitoramento online em uma série de indicadores”, disse o chefe do Executivo piauiense, acrescentando que a telessaúde leva consultas especializadas para Unidades Básicas no interior por meio de tecnologia.
O governador citou a segurança pública como uma das áreas do governo que mais avançaram e dão respostas positivas à população. Ele citou dados como a redução de 50% dos homicídios na capital e a queda de 70% no numero de roubos de celular como fatores que projetam a sensação de segurança. “Tudo isso é fruto de investimento, inteligência e integração. Estamos longe do ideal, queremos reduzir, mas a Polícia já prende de norte a sul com trabalho técnico e bem feito”, informou o governador.
Rafael Fonteles também elogiou o trabalho coordenado pelo secretário Chico Lucas no combate às facções criminosas, afirmando que a situação do Piauí é muito melhor do que a dos outros estados.
Educação
Durante a entrevista, o governador elogiou o trabalho de Washington Bandeira na Secretaria de Educação e ressaltou a universalização das escolas de tempo integral como uma das principais conquistas de sua gestão. Rafael citou o caso de estudantes do ensino médio da rede pública que se destacam passando em testes dos mais concorridos no país e lembrou os investimentos na Uespi como forma de levar a profissionalização para todo o estado.
“A Uespi recebeu mais de R$ 100 milhões de investimentos. Hoje os campi do Pirajá, o Clóvis Moura, em Bom Jesus, Picos, Corrente, Floriano, Campo Maior, Parnaíba e piripiri estão todos com obras. E há um instituto de tecnologia de nível superior com cursos antenados com as especificidades do mercado de trabalho. Vamos transformar nossa educação em altíssima qualidade”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.