Portal O Dia

Rafael Fonteles anuncia Washington Bandeira como pré-candidato a vice

O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou, nesta terça-feira (6), por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), o apoio ao nome do ex-secretário de Educação, Washington Bandeira, como pré-candidato a vice-governador em sua chapa de reeleição. Segundo o governador, a escolha foi definida “após muito diálogo” com lideranças políticas, sociais e dirigentes partidários da base aliada, consolidando o nome de Bandeira como um dos principais aliados do governo na corrida eleitoral de 2026.

Assis Fernandes/O Dia
Washington Bandeira, ex-secretário estadual de Educação será o nome de Rafael Fonteles para vice.,

"Após muito diálogo que fizemos com o nosso time de lideranças políticas, sociais e dirigentes partidários, vamos colocar humildemente, nas convenções de julho, o nosso nome à disposição como pré-candidato à reeleição para o Governo, bem como vamos manifestar nosso apoio ao nome do ex-Secretário de Educação Washington Bandeira, como pré-candidato a vice.”, escreveu o governador.

O anúncio confirma Washington Bandeira como nome oficial do governador, no Partido dos Trabalhadores, para compor a chapa majoritária, após meses de especulações e movimentações políticas dentro da base governista.

Apesar da declaração pública de Fonteles, lideranças históricas do PT já ressaltaram que a escolha oficial do vice deverá ser resultado de um debate interno e coletivo do partido. Entre os nomes cotados anteriormente para ocupar a vaga estão o médico Vinícius Dias, filho do ministro Wellington Dias e os deputados federais Dr. Francisco Costa e Merlong Solano.

Na segunda-feira (5), Washington Bandeira havia sido questionado sobre possíveis resistências dentro do partido. O ex-secretário negou qualquer desconfiança e afirmou se sentir acolhido desde sua filiação ao PT, em 2024.

“Não sinto nenhuma resistência, pelo contrário, um acolhimento total e um diálogo que já vem desde a nossa época como secretário da Educação, que acabou de findar neste final de 2025. Sempre foi um diálogo muito positivo, muito produtivo, muito próximo, inclusive uma relação de amizade que eu tenho com vários prefeitos, prefeitas, lideranças do Partido dos Trabalhadores e dos outros partidos”, declarou.

Washington Bandeira é considerado um dos principais nomes técnicos do governo. Ex-juiz do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, deixou a magistratura em 2022 para comandar a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc). Em dezembro de 2025, foi designado por Fonteles para uma nova função estratégica, a articulação política do governo e a coordenação dos seminários estaduais que vão embasar o novo plano de governo para as eleições de 2026.

Agora, como pré-candidato à vice-governadoria, Bandeira deve atuar em conjunto com a base petista e aliados do governador para viabilizar seu nome nas convenções partidárias deste ano, onde serão definidos oficialmente os candidatos do PT que disputarão as eleições no Piauí.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.