Portal O Dia

Quilombolas e quebradeiras de coco terão vagas reservadas em cursos da UFPI; entenda

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Piauí aprovou a Política de Inclusão de Indígenas, Quilombolas e Quebradeiras de Coco Babaçu nos cursos de graduação da Instituição. A decisão consolida um processo de construção coletiva iniciado a partir da proposição de uma comissão e de consultas às comunidades tradicionais e marca um avanço na ampliação do acesso ao ensino superior público.

Divulgação/Gov. do Piauí
Quilombolas e quebradeiras de coco terão vagas reservadas em cursos da UFPI.

A política estabelece a reserva de vagas específicas para esses grupos sociais e define diretrizes para o ingresso, além de prever ações voltadas à permanência estudantil, como acesso às políticas de assistência oferecidas pela Universidade. A proposta inicial foi aprimorada a partir de uma consulta pública e esclarecida com a participação de representantes indígenas, quilombolas e do movimento das quebradeiras de coco, que contribuíram com sugestões ao longo das etapas de discussão.

Durante o processo, foram realizadas escutas presenciais e reuniões com lideranças e organizações representativas, com o objetivo de alinhar a política às realidades socioculturais e territoriais das comunidades envolvidas. As contribuições resultaram em um texto que orienta tanto o acesso quanto o acompanhamento institucional dos estudantes beneficiados.

Divulgação/UFPI
Quilombolas e quebradeiras de coco terão vagas reservadas em cursos da UFPI

A política também prevê a criação do Conselho Especial da Política de Inclusão Étnica (CEPIE), instância responsável por acompanhar a implementação das ações, definir procedimentos operacionais e apoiar a elaboração dos editais de ingresso.

Com a aprovação no Consun, a UFPI passa a contar com um instrumento normativo próprio voltado à inclusão de povos e comunidades tradicionais, fortalecendo o papel da Universidade na promoção do acesso à educação superior e no reconhecimento da diversidade étnica e social presente no estado do Piauí.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.