O Governo do Piauí publicou, na edição desta terça-feira (30), do Diário Oficial do Estado (DOE), uma portaria que promove 927 professores do ensino fundamental e médio, da rede estadual de ensino. A medida passa a produzir efeitos financeiros a partir de janeiro de 2026. (Confira o link com a lista de professores contemplados abaixo)
De acordo com o documento, a mudança de nível se baseia no Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos trabalhadores. A concessão contempla professores do quadro do magistério público estadual. A iniciativa reforça a política de valorização da categoria, ao reconhecer a trajetória profissional dos educadores e assegurar avanços na carreira.
O Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para professores da SEDUC organiza a progressão profissional, com aumentos salariais por titulação (especialização, mestrado, doutorado) e tempo de serviço (mudança de nível/classe), baseados na legislação estadual e no piso nacional do magistério (R$ 4.867,77 em 2025 para 40h).
A solicitação de nível deve ser feita pelo professor a cada quatro anos. Já a mudança de classe é realizada após a comprovação de uma nova titulação específica, com o interstício de dois anos na classe, conforme regem os termos do artigo nº 33 da Lei complementar nº 71 de 26.07.06 (Plano de Cargos e Carreira), publicadas no diário oficial.
Confira a edição do Diário Oficial com a relação de contemplados.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.