O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro (PT), teve sua filiação suspensa por 60 dias pela executiva estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) após declarar voto no senador Ciro Nogueira (PP). A decisão foi tomada nesta quinta-feira (19) e ocorre após o presidente estadual da sigla, Fábio Novo, cobrar fidelidade partidária dos gestores petistas nas eleições de 2026, alertando sobre possíveis sanções a casos de descumprimento.
A infidelidade partidária foi identificada durante a inauguração do mirante do Cajueiro Rei, considerado o maior cajueiro do mundo, obra que recebeu emendas parlamentares do senador Ciro Nogueira.
"Sou prefeito do PT, mas um voto de senador é de Ciro Nogueira, porque a gente reconhece que o senhor é um senador municipalista, que leva recursos para os municípios e aqui (em Cajueiro) não é diferente", disse o petista ao declarar apoio ao parlamentar do Progressistas.
Em nota oficial, o PT classificou o gesto como um ato de infidelidade partidária, destacando que o senador é adversário direto dos governos Rafael Fonteles e Lula. A direção estadual decidiu, por unanimidade, aplicar a suspensão temporária e encaminhar o caso ao Conselho de Ética do partido.
LEIA TAMBÉM
- Justiça cassa mandatos do prefeito e vice de Simões por abuso de poder político e econômico
- Terras raras e alta concentração de minerais são descobertos no Piauí
- Prefeito Silvio Mendes segue estável, mas ainda sem previsão de alta hospitalar
- Governador diz que encontro com Lula foi momento de reforçar pleitos do Piauí para 2026
“A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores do Piauí, em reunião extraordinária ocorrida no final da manhã de hoje (19), na sede do partido, em Teresina, decidiu, por unanimidade, suspender, por 60 dias, a filiação do prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, por infidelidade partidária, após o petista ter gravado vídeo declarando que votará em Ciro Nogueira (PP), para o Senado, nas eleições de 2026, mesmo Ciro sendo o principal adversário dos governos Rafael e Lula. O caso agora será remetido para o Conselho de Ética do partido.”, diz nota oficial.
A suspensão ocorre em um momento de tensão interna no PT do Piauí, que tenta garantir unidade na base governista para apoiar Marcelo Castro (MDB) e Júlio César (PSD) nas eleições de 2026 para o senado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.