Portal O Dia

PT diz não ter vaga na sigla para Draga Alana concorrer à Alepi

O vereador Draga Alana (PSD) tem buscado espaço em diferentes partidos para viabilizar uma candidatura à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). No Partido dos Trabalhadores, no entanto, a possibilidade enfrenta dificuldades. O presidente estadual da sigla, Fábio Novo, afirmou nesta terça-feira (10) que não há vagas disponíveis no momento para o parlamentar.

Assis Fernandes / O DIA
Eduardo Draga Alana tem tido dificuldades de encontrar uma legenda para uma vaga na Alepi este ano.

Dentro do PT, Draga Alana conta com apoios de nomes influentes, como o vereador Dudu, membro do diretório estadual, e do ex-presidente municipal do partido, Cícero Magalhães. Mesmo assim, a entrada na legenda esbarra na limitação do número de candidaturas devido à federação partidária formada com PV e PCdoB.

Segundo Fábio Novo, a federação estabelece um teto para a composição da chapa proporcional. O PT teria direito a indicar 27 nomes, sendo 19 masculinos. Desse total, dez vagas já são ocupadas por deputados que disputarão a reeleição, quatro por suplentes atualmente no exercício do mandato e outras já estão comprometidas com convites feitos a Enzo Samuel, Evaldo Gomes, Thales Coelho e por um acordo com Bárbara do Firmino, que deve indicar o marido, Breno Macedo.

Assis Fernandes / O DIA
Fábio Novo declarou que não há veto ao vereador, mas sim falta de vagas.

“Temos lançado 31 candidatos a deputados na federação, o PT têm direitos a 27 vagas, duas são do PV e outras duas do PCdoB, destas 27 temos que apresentar 19 nomes, dez já são deputados que vão disputar a reeleição, quatro são suplentes que estão no exercício do mandato, 14, com mais os quatro que foram convidados e o Mauro Eduardo, fecha a conta”, disse.

Fábio Novo afirmou que não há veto ao nome de Draga Alana, mas sim falta de espaço na composição atual. Segundo ele, caso haja desistência, o partido pode discutir a entrada do vereador. O nome do parlamentar também vem sendo debatido em outras siglas, como o MDB, onde o senador Marcelo Castro já demonstrou apoio à sua filiação, embora haja resistência interna de alguns emedebistas históricos, como João Madison.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.