Portal O Dia

PSB sofre pressão nacional para lançar chapa federal e sinaliza que Evaldo Gomes seria bem-vindo

O PSB Piauí tem recebido pressões da direção nacional para formar uma chapa que dispute vagas na Câmara Federal em 2026. No entanto, a sigla enfrenta entraves para viabilizar o projeto, entre eles as limitações financeiras e a decisão do governador Rafael Fonteles (PT) de que a base governista concorrerá apenas por meio do PSD e da federação PT/PV/PCdoB.

Assis Fernandes/O Dia
Presidente estadual do PSB, Washington Bonfim.

O presidente estadual do PSB, Washington Bonfim, afirmou que a própria legislação eleitoral obriga os partidos a lançar candidaturas, e que tanto a direção nacional quanto a estadual têm deixado claro ao governador a necessidade de o PSB entrar na disputa.

“Naturalmente temos dificuldades, até porque o PSB diminuiu a quantidade de deputados federais na eleição passada, ele saiu de pouco mais de 30 para 14, na realidade tem praticamente pouco fundo partidário, então para alguém que está querendo vir, nós não temos recursos”, disse.

Segundo Bonfim, o partido recebeu pouco mais de R$ 250 mil de fundo eleitoral para a campanha de vereadores em 2024, o que limita o apoio financeiro para novos nomes. Apesar disso, ele revelou que o deputado Evaldo Gomes seria bem-vindo para disputar pelo PSB.

“O deputado Evaldo Gomes será muito bem-vindo ao PSB, ele é um quadro importante da política estadual. Se vier, nos ajudaria a montar essa chapa. Então, desse ponto de vista, nenhum problema e ele é um deputado da base. O PSB, sendo um partido da base, não pode rejeitar alguém que venha da própria base, muito menos para consolidar um processo eleitoral positivo para o partido no ano que vem”, afirmou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.