Portal O Dia

Projeto propõe que pessoas com deficiência sejam isentas de pagar inscrição em concursos no Piauí

Um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) propõe que pessoas com deficiência sejam isentas de pagar taxas de inscrição em concursos públicos no Estado. Para ter direito a não pagar a inscrição, o candidato deve, no entanto, apresentar documentação comprobatória da deficiência, conforme os critérios estabelecidos nos editais dos certames.

O projeto é de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT) e foi protocolado no último dia 06 de março no Legislativo. De acordo com o parlamentar, a medida busca reduzir barreiras financeiras que dificultam o acesso das pessoas com deficiência ao serviço público, promovendo maior equidade e garantindo a efetivação dos direitos assegurados pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Reprodução/Freepik
Projeto propõe que pessoas com deficiência sejam isentas de pagar inscrição em concursos no Piauí

“A isenção da taxa de inscrição é um importante instrumento para estimular a participação das pessoas com deficiência nos processos seletivos no Estado. Muitas vezes, os custos envolvidos na preparação para concursos públicos, somados ao valor da inscrição, tornam-se um fator limitante, impedindo que candidatos qualificados tenham a chance de disputar vagas no funcionalismo público. Com essa medida, pretende-se corrigir essa desigualdade e garantir que todos possam concorrer em condições justas e igualitárias”, explica o deputado.

Outros projetos semelhantes já foram protocolados no Legislativo Piauiense. No dia 06 de fevereiro a deputada Ana Paula (MDB) apresentou um texto no qual propõe a isenção da taxa de concursos públicos para doadoras de leite materno. Já o deputado Francisco Limma (PT) protocolou projeto em que propõe que refugiados e apátridas em situação de vulnerabilidade no Piauí sejam isentos das taxas de revalidação de diplomas de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.