Portal O Dia

Professores do Piauí podem ter complemento à remuneração em novo programa do Governo Federal; entenda

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Capes, publicou nessa segunda-feira (24) o Edital nº 22/2025, que regulamenta a adesão dos estados e do Distrito Federal à Bolsa Mais Professores, iniciativa do programa Mais Professores para o Brasil. O Piauí está entre as unidades federativas aptas a participar e poderá garantir novas bolsas para reforçar o quadro docente em regiões e áreas de conhecimento com maior carência de professores na educação básica.

Reprodução/ freepik
Professores do Piauí podem ter complemento à remuneração em novo programa do Governo Federal; entenda

Pelas regras do edital, cada rede pública de ensino elegível poderá pactuar mínimo de 120 bolsas, no valor de R$ 2.100, pagas mensalmente por 24 meses como complemento à remuneração. A distribuição adicional das bolsas será feita conforme a necessidade das escolas, considerando dois critérios:

– indicador de adequação da formação docente superior a 25%;

– nível socioeconômico (Inse) entre os 25% menores do país.

No caso do Piauí, parte das escolas estaduais e municipais, especialmente em municípios de menor porte e regiões rurais, deve se enquadrar nos critérios, aumentando a expectativa de ampliação da rede de docentes.

As redes de ensino do Piauí interessadas devem formalizar sua adesão por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) até 10 de dezembro. No sistema, gestores terão acesso à lista das escolas piauienses elegíveis para receber bolsistas. As bolsas serão destinadas exclusivamente ao ensino fundamental – anos finais – e ao ensino médio, em componentes curriculares com déficit de professores.

A seleção dos docentes será feita por cada rede, com regras próprias. A Prova Nacional Docente, organizada pelo MEC, poderá ser utilizada como critério de classificação ou pontuação extra.

Quem pode participar

Podem concorrer às bolsas os professores com vínculo ativo em redes públicas estaduais ou municipais, incluindo:

• concursados em estágio probatório;

• contratados para atender à adesão ao programa;

• profissionais com vínculo funcional mínimo de dois anos (renovável pelo mesmo período).

O docente também precisa ter licenciatura ou formação pedagógica reconhecida pelo MEC, ser aprovado no processo seletivo da rede, assinar termo de adesão e manter desempenho regular nas atividades.

Durante os 24 meses, os bolsistas do Piauí deverão cursar uma pós-graduação lato sensu a distância, ofertada por instituição de ensino superior parceira. A formação terá 360 horas, com ênfase em prática pedagógica e articulação entre teoria e sala de aula.

Cronograma

• 12 de dezembro – divulgação do número de vagas e redes participantes

• 15 de dezembro a 15 de janeiro de 2026 – seleção dos professores pelas redes

• 23 de janeiro – prazo final para envio dos resultados ao MEC

• 2 de março – início do curso de especialização

Programa Mais Professores para o Brasil

Criado pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa pretende fortalecer a formação docente e incentivar a permanência dos profissionais no ensino público. Além da Bolsa Mais Professores, o pacote inclui iniciativas como Pé-de-Meia Licenciaturas, Portal de Formação, Prova Nacional Docente e benefícios voltados à valorização docente, como vantagens em bancos públicos e descontos na rede hoteleira.

A meta do governo federal é atender 2,3 milhões de professores em todo o país.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.