Portal O Dia

Produtores piauienses têm que atualizar cadastro para manter benefício da Tarifa Rural; saiba como

Pelo menos 790 produtores piauienses estão com seus cadastros pendentes de atualização e correm o risco de perder o benefício da Tarifa Rural caso não regularizem sua situação. A Tarifa Rural garante desconto na conta de luz dos produtores rurais que atuam em atividades de irrigação ou aquicultura. A atualização do cadastro para manter o benefício vai até o dia 30 de novembro e os que ainda não regularizaram sua situação estão sendo notificados.

Para atualizar o cadastro e continuar recebendo o benefício da Tarifa Rural, o produtor deve se dirigir a uma agência de atendimento presencial da Equatorial Piauí ou posto credenciado da distribuidora. Durante o atendimento, será verificado se o beneficiário ainda atende aos critérios definidos pela ANEEL para concessão da Tarifa Rural.

Divulgação/Equatorial Piauí
Produtores piauienses têm que atualizar cadastro para manter benefício da Tarifa Rural

Aqueles que não comparecerem para regularizar sua situação até 30 de novembro poderão perder o benefício a partir de dezembro. Se o consumidor atualizar seu cadastro depois do prazo, o desconto da Tarifa Rural será restabelecido sem reembolso pelo período em que permaneceu sem o benefício.

Vale lembrar que aqueles consumidores que perderem a Tarifa Rural em 2024 e 2025, e ainda exercer atividade de irrigação e/ou aquicultura, podem requerer novamente o benefício em uma das agências de atendimento ou postos credenciados.

Para atualizar o cadastro, o produtor deve apresentar o licenciamento ambiental e outorga de uso de recursos hídricos ou a declaração de dispensa de ambos, além dos seus documentos pessoais.

Jailson Soares
Produtores piauienses têm que atualizar cadastro para manter benefício da Tarifa Rural

"Para os consumidores do Grupo B, que exercem a atividade de irrigação ou aquicultura, na ausência do licenciamento ambiental e da outorga do direito de uso de recursos hídricos, será aceita a autodeclaração do consumidor conforme o modelo disponibilizado pela ANEEL, desde que apresentada em conjunto com a cópia do protocolo do requerimento destes documentos junto aos órgãos competentes”, explica Patrícia Araújo, consultora de relacionamento com o cliente da Equatorial Piauí.

O modelo de autodeclaração da ANEEL está disponível nas agências de atendimento e postos credenciados da Equatorial Piauí.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.