Ameaçados pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, os produtores de mel de Oeiras, no Sul do Piauí, já se preparam para tentar mitigar os riscos financeiros que afetarão diretamente a produção no estado. Uma das alternativas é diversificar o destino de exportação para países da Europa, Ásia e também para o Canadá.
A nova taxa, prevista para entrar em vigor em 1° de agosto, tem preocupado os produtores em todo o estado. Devido a isso, já há um plano em andamento. A meta é direcionar os embarques aos novos mercados entre o final de agosto e outubro, garantindo a manutenção do fluxo de caixa e a continuidade das operações.
Os produtores têm mirado países europeus como Alemanha, Holanda, Bélgica e Dinamarca, devido aos preços equivalentes ou mais atrativos do que os praticados nos Estados Unidos, além de que nesses locais, as condições de estabilidade são melhores, e há também um bom histórico de relacionamento comercial e valorização da rastreabilidade, segundo os produtores.
O Canadá também tem sido uma alternativa. As negociações com o país já foram retomadas com parceiros estratégicos. O mel tem como possíveis novos destinos países da Ásia e Oriente Médio, como China, Japão, Dubai e Arabia Saudita, onde novas negociações estão em andamento.
Apesar do impasse, os contratos com os clientes não foram cancelados e alguns compradores norte-americanos seguem comprando o mel piauiense, devido a qualidade do produto produzido no estado.
LEIA TAMBÉM
Protagonismo do mel no país
As tarifas aplicadas sobre produtos brasileiros foram anunciadas em um momento em que o mel brasileiro se tornava o protagonista no mercado em todo o país.
Segundo a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, as exportações brasileiras de mel cresceram 54% em receita no 1º trimestre de 2025, atingindo US$ 28,41 milhões, com um aumento de 25% no volume exportado, que chegou a 9,12 mil toneladas.
O Brasil, que desde 2021 se tornou o maior produtor e exportador de mel orgânico do mundo, segue ampliando sua presença global com base em sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.