Portal O Dia

Presidente eleito do Partido dos Trabalhadores admite possibilidade de expulsão de filiados que apoiarem oposição

O novo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí, deputado estadual Fábio Novo, afirmou nesta quarta-feira (9) que filiados da sigla que declararem apoio a partidos de oposição poderão ser expulsos. Segundo ele, a postura não exclui o diálogo, mas deixa claro que o cumprimento das normas internas será uma prioridade. As declarações foram concedidas ao PortalODia.com.

Assis Fernandes / O DIA
Presidente eleito do Partido dos Trabalhadores admite possibilidade de expulsão de filiados que apoiarem oposição

Fábio Novo foi eleito para o comando estadual do PT no último final de semana e deverá ocupar o cargo pelos próximos quatro anos. Entre os principais compromissos assumidos está o de garantir a fidelidade partidária, especialmente após as eleições municipais de 2024, que resultaram na eleição de 50 prefeitos e prefeitas pelo partido no estado.

“Vai ter um direcionamento muito claro. Se nós somos um time, nós temos que estar nesse time. Se não for do time, nós vamos ter que usar das regras do partido. E eu vou zelar para que essas regras do partido sejam cumpridas, mas, obviamente, fazendo o que eu gosto de fazer que é dialogando, procurando entender por que algum companheiro ou companheira queira buscar outro caminho”, disse.

O parlamentar acrescentou que a possibilidade de expulsão não será descartada em caso de apoio explícito a adversários políticos.

“Pode haver excursão, então eu vou obedecer as regras, mas sempre observando e chamando para o diálogo. A gente conversa primeiro, chama para o entendimento. Se não houver entendimento, aplicar as regras partidárias”, frisou.

As falas de Fábio Novo ocorre em um contexto de reestruturação interna do PT, que busca fortalecer sua base no estado e manter a coesão entre seus filiados, especialmente diante da polarização política nacional e das disputas em prol de 2026.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.