Portal O Dia

Presidente do TRE-PI defende ação do Congresso para coibir mentiras nas redes sociais

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, defendeu a regulamentação das redes sociais como forma de combater a disseminação de fake news, discursos de ódio e conteúdos antidemocráticos no processo eleitoral. A declaração foi dada durante entrevista ao PortalODia.com, em que também reafirmou que o TRE-PI já deu início ao planejamento estratégico para as eleições gerais de 2026.

Assis Fernandes / O DIA
Presidente do TRE-PI defende ação do Congresso para coibir mentiras nas redes sociais

“As redes sociais são muito importantes porque democratizam a informação [...]. Mas também nós não podemos usar as redes sociais para disseminar mentiras, discurso de ódio, racismo. Cabe agora ao Congresso Nacional regulamentar essas redes sociais”, afirmou.

O desembargador destacou que, apesar da renovação na presidência do tribunal a cada dois anos, o que ocorrerá antes do pleito, o trabalho de preparação para as eleições segue em andamento.

“O próximo pleito, em 2026, o Tribunal Eleitoral será presidido por um novo desembargador, ninguém sabe quem vai ser ainda. A cada dois anos se renova, essa é uma instituição democrática”, explicou.

Segundo ele, o TRE-PI está investindo na aquisição e manutenção de urnas eletrônicas e em outras ações de infraestrutura para garantir eleições tranquilas e seguras.

“É um pleito geral [...] uma eleição também muito importante. O tribunal já está preparado, já está com todo o seu planejamento, adquirindo as urnas eletrônicas, a manutenção dessas urnas. Enfim, um planejamento estratégico para garantir que no próximo ano, 2026, tenhamos também aqui, sob nova direção, umas eleições também tranquilas”, ressaltou.

O desembargador também enfatizou o papel da Justiça Eleitoral na garantia do voto livre e consciente.

“Que o cidadão piauiense possa votar, sempre eu repito, de forma livre e consciente, que essa é a intenção da democracia, da participação efetiva do cidadão piauiense”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.