Portal O Dia

Presidente do Partido dos Trabalhadores admite interesse em ser vice-governador nas eleições de 2026

O presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Teresina, vereador João Pereira, afirmou que está observando as discussões sobre a escolha do candidato a vice-governador na chapa de reeleição do governador Rafael Fonteles (PT) em 2026. Ao PortalODia.com nesta quinta-feira (14), ele afirmou que vários nomes já se colocaram à disposição e, caso haja interesse da sigla, também estaria disposto a disputar o cargo.

Reprodução/Google Street View
Presidente do Partido dos Trabalhadores admite interesse em ser vice-governador nas eleições de 2026

“É natural que um nome ou outro do partido se coloque também para ser o candidato a vice. Quem não quer, até eu, queria ser o vice do Rafael Fonteles. Então, está tudo normal e nós vamos encontrar, como sempre fizemos, o nosso entendimento. Eu acredito que, no máximo, daqui a uns dois meses está tudo ok. Nós vamos para a estratégia final, respeitando todos os partidos que compõem a base de aliança do nosso governador Rafael”, declarou.

João Pereira também comentou sobre as falas do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, que recentemente admitiu ter recebido de Rafael Fonteles um convite para assumir uma “nova missão pública”, sem descartar a possibilidade de concorrer à vice-governadoria.

“O Washington Bandeira é um filiado ao PT, foi assessor do deputado federal Nazareno Fonteles, tem toda uma grade curricular próximo da esquerda e está fazendo um bom trabalho à frente da Secretaria da Educação […] e o Piauí está com sua educação elevadíssima. Ele tem um bom trânsito com a bancada federal e estadual, com os partidos da base, com a bancada de vereadores em Teresina, com a própria militância. Então, o Washington Bandeira tem todas as credenciais para ser o nosso vice”, avaliou.

Assis Fernandes/O Dia
João Pereira, vereador de Teresina

O vereador reforçou que a estratégia do governador para 2026 prevê uma chapa majoritária com sua reeleição e a indicação do vice pelo PT, enquanto PSD e MDB manterão seus nomes para outros cargos da disputa.

“O governador definiu sua estratégia, que é ter a chapa majoritária, reeleição dele de governador e o PT indicar o vice, como foi no passado, por isso que os outros partidos têm seus candidatos majoritários, os dois maiores partidos, que é o PSD e o MDB. E a indicação do vice, eu não tenho dúvida que será toda pacificada dentro do PT, não há estranhamento”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.