Portal O Dia

Presidente da OAB-PI diz que Tribunal de Contas tem papel mais ativo e qualificado no controle da gestão pública

Em um cenário nacional ainda marcado por más gestões, casos de corrupção e falhas administrativas, o presidente da OAB do Piauí, Raimundo Júnior, avalia que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) tem evoluído e se tornado um órgão mais eficiente e próximo da sociedade. Segundo ele, a atuação do Tribunal passou a ir além do julgamento de contas e passou a acompanhar de forma mais ativa as políticas públicas implementadas no estado.

Jailson Soares
Raimundo Júnior, presidente da OAB Piauí.

“Hoje nós temos observado uma corte que saiu do controle externo, digamos interno no sentido de apenas julgar, eles vem agora acompanhando as políticas públicas como registrado agora pelo conselheiro Kennedy também no sentido de otimizar esse trabalho do Tribunal de Contas do Estado do Piauí’, afirmou.

Para Raimundo Júnior, o avanço é perceptível principalmente na última década, tanto na estrutura do Tribunal quanto na qualificação de seu corpo técnico.

“Eu acredito que nós avançamos muito nos últimos anos, na última década especialmente o Tribunal de Contas do Estado do Piauí, ele melhorou em termos estruturais e também melhorou na questão humana, temos uma corte absurdamente competente, com técnicos também muito preparados", avaliou o presidente da OAB.

A fala de Raimundo Júnior foi uma resposta a questionamentos sobre o papel do TCE em um cenário ainda marcado por falhas na gestão pública. Para ele, o tribunal tem se estruturado melhor e atua hoje com mais proximidade das políticas implementadas no estado.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.