Portal O Dia

Presidente da CBF vem a Teresina para avaliar investimentos na reforma do Albertão

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, desembarca em Teresina na manhã desta sexta-feira (15) para cumprir uma agenda voltada ao desenvolvimento do futebol piauiense. A principal pauta da visita é a avaliação do estádio Albertão, que pode ser inserido no programa "CBF Transforma".

Reprodução / FFP
Presidente da CBF vem a Teresina para avaliar investimentos na reforma do Albertão.

Acompanhado pelo presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Robert Brown, Xaud fará uma visita técnica ao estádio Albertão e, em seguida, concederá entrevista coletiva à imprensa local. Ainda durante sua passagem pela capital piauiense, ele terá uma reunião com o governador Rafael Fonteles, para tratar sobre investimentos na estrutura do estádio e ações voltadas ao fortalecimento do futebol no estado. Também está prevista uma recepção com os presidentes dos clubes locais.

O estádio Albertão, que completou 50 anos em 2023, foi recentemente vistoriado por uma equipe técnica da CBF. A visita serviu como preparação para uma possível inclusão da praça esportiva no programa "CBF Transforma", lançado em 2023 com foco no desenvolvimento do futebol brasileiro. A iniciativa prevê investimentos estratégicos em áreas como infraestrutura de estádios, formação de atletas, treinadores e árbitros, e incentivo ao futebol amador. Caso aprovado, o Albertão poderá receber um aporte financeiro para obras de modernização.

Assis Fernandes / O DIA
Principal praça esportiva do Piauí poderá ser inclusa no programa "CBF Transforma".

A reforma do estádio é um tema discutido há anos no estado e ganhou ainda mais força com seu cinquentenário. Em 2025, o Governo do Piauí publicou um edital de Parceria Público-Privada (PPP), com previsão de investimento de R$ 100 milhões na modernização do Albertão. A população piauiense participou do processo, contribuindo com sugestões para a reestruturação do espaço. No entanto, apesar da conclusão do edital, o governo ainda não divulgou detalhes sobre a concessão.

Além da agenda relacionada à infraestrutura, Samir Xaud chega ao Piauí com outra pauta em destaque: a proposta de um novo calendário para o futebol brasileiro. O presidente da CBF vem conduzindo reuniões com dirigentes dos clubes da Série D, ouvindo suas demandas. Entre os pontos debatidos, estão a criação de uma Série E (quinta divisão do Campeonato Brasileiro) e mudanças no formato da Série D, especialmente no que diz respeito à visibilidade das partidas e ao retorno financeiro dos clubes.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.