Portal O Dia

PRD e Solidariedade no Piauí não devem lançar chapas em 2026, afirma Bruno Vilarinho

O presidente regional do PRD no Piauí, vereador Bruno Vilarinho, que também é líder do prefeito na Câmara de Teresina, afirmou que a federação entre o PRD e o Solidariedade dificilmente lançará chapas proporcionais nas eleições de 2026 no estado. A federação, formada em nível nacional para superar a cláusula de barreira e garantir maior representação no Congresso, pode enfrentar um esvaziamento local com a decisão.

Assis Fernandes / O DIA
PRD e Solidariedade no Piauí não devem lançar chapas em 2026, afirma Bruno Vilarinho

Em entrevista ao PortalODia.com, Vilarinho explicou que, apesar de o PRD não estar à frente da condução da federação no Piauí, o cenário atual aponta para a ausência de uma chapa própria na disputa proporcional estadual. A decisão segue a orientação do governador Rafael Fonteles (PT), que tem defendido a formação de apenas duas chapas proporcionais no campo da base aliada.

“Na verdade existe a federação entre o PRD e o Solidariedade, mas já é um fato concreto que na eleição estadual a gente não iria estar à frente da condução dessa federação. E eu acredito que não vai existir chapa para disputar a eleição”, disse o vereador.

Diante desse cenário, o parlamentar já anunciou apoio à pré-candidatura de Anyara Ayres, esposa do prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), para deputada estadual. Para a Câmara dos Deputados, o parlamentar declarou alinhamento com o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos), com quem afirma manter parcerias em favor de Teresina.

“Eu tenho esse alinhamento de muito tempo com o atual prefeito de Picos, com o doutor Pablo Santos, que vai lançar a sua esposa como candidata a deputada estadual. Ela está já na pré-candidatura, a doutora Anyara Ayres. E meu alinhamento para a federal é com o deputado que tem feito parcerias com Teresina, que é o deputado federal de mandato, Jadyel Alencar. Então nós temos esse posicionamento para sempre trabalhar em consonância com esses deputados para que a gente possa trazer benefícios para a cidade de Teresina”, relatou.

Apesar da posição atual, Vilarinho ponderou que, caso haja mudança na estratégia da federação, está disposto a colaborar com a montagem das chapas. Ele citou o nome do deputado estadual Evaldo Gomes, presidente estadual do Solidariedade, como eventual articulador de uma nova composição.

“Caso o deputado Evaldo Gomes encabece para se montar uma chapa nessa federação, terá o total apoio da municipal do PRD. Agora, nós não podemos nos furtar de deixar de dar esse apoio a quem a gente tem esse alinhamento político, que são esses dois deputados”, justificou.

Federação conquista espaço na Câmara de Teresina

O vereador também destacou os ganhos da federação no cenário municipal. Com a união entre PRD e Solidariedade, o grupo se consolidou como a segunda maior bancada na Câmara Municipal de Teresina.

“O PRD participou do pleito municipal e a gente conduziu isso muito bem, inclusive hoje nós somos a segunda maior bancada dessa casa com a federação, passamos agora a ter cinco parlamentares, que são quatro do PRD e uma do Solidariedade, que é a vereadora Fernanda Gomes”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.