Portal O Dia

Polícia Federal investiga fraudes cometidas contra correntistas da Caixa no Piauí

A Polícia Federal amanheceu esta terça-feira (26) investigando um esquema de fraudes praticadas contra correntistas da Caixa Econômica Federal. A operação Gringotes tem o objetivo de cumprir seis mandados judiciais de busca e apreensão em São Paulo sob ordens da justiça federal piauiense. Um grupo criminoso especializado é alvo da ação.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Polícia Federal investiga fraudes cometidas contra correntistas da Caixa no Piauí

Em nota, a PF deu detalhes da investigação que baliza a operação e explicou como os suspeitos agiam. Segundo a polícia, um dos integrantes do esquema é piauiense. Ele era receptor de diversos boletos bancários pagos por correntistas da Caixa sem a devida autorização. Os valores desviados eram transferidos por meio de múltiplas transações até chegarem a contas de terceiros utilizadas para saques e depósitos.

“No decorrer das apurações, foram identificados outros membros do grupo criminoso e foi constatado que os recursos obtidos de forma ilícita eram empregados em movimentações financeiras e aquisições de bens de alto valor”, explicou a Polícia Federal em nota.

Divulgação/Polícia Federal
Polícia Federal investiga fraudes cometidas contra correntistas da Caixa no Piauí

A operação colhe provas para interromper a atuação da organização criminosa e apreender os bens adquiridos com os recursos oriundos das fraudes. Os investigados, de acordo com a PF, poderão responder pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivo eletrônico.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.