Tomou posse nesta quinta-feira (04) como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) o magistrado piauiense Carlos Augusto Brandão, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes, ele atuava como juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília (DF). Brandão assume a vaga deixada pela ministra Assusete Dumont Reis Magalhães, que se aposentou.
O novo ministro foi aprovado pelo Senado após sabatina realizada em 13 de agosto, passando pelo crivo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Sua escolha ocorreu a partir de lista tríplice formada pelo Pleno do STJ em 15 de outubro de 2024.
A posse foi conduzida pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, que destacou a simplicidade da cerimônia, sem discursos dos empossados, apenas com a leitura de um breve currículo.
LEIA TAMBÉM
Em seu pronunciamento, Herman afirmou que Carlos Brandão possui “uma vida e trajetória exemplar dedicada à democracia, à justiça e ao desenvolvimento humano e social do Brasil”. O presidente do tribunal desejou sucesso ao novo ministro e destacou seu compromisso em servir ao povo brasileiro.
Natural de Teresina, Carlos Augusto Pires Brandão é mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ingressou na magistratura em 1997, tornando-se desembargador do TRF1 em 2015. Atualmente, também é professor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.