Na Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, realizada nesta segunda-feira (1º) em Teresina, que reuniu os nove governadores da região, o Piauí teve 17 projetos selecionados na Chamada Nordeste, somando R$ 10,9 bilhões em demanda por financiamento. No total, foram 189 projetos aprovados na região, com um volume de R$ 113 bilhões em propostas.
O financiamento é resultado de uma articulação entre bancos públicos, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste (BNB), em parceria com o Consórcio Nordeste e a Sudene. A iniciativa deve impulsionar novos negócios e investimentos sustentáveis, alinhados às diretrizes do programa Nova Indústria Brasil.
Cerca de 74% das propostas apresentadas ao Consórcio Nordeste são de micro, pequenas e médias empresas, o que reforça a estratégia de promover uma neo-industrialização regional mais inclusiva e sustentável.
Já o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, informou que essa chamada fortalece uma articulação federal na região.
"A reativação do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais (CORIFF), conduzida pela Sudene, permitiu reunir os principais atores financeiros do Governo Federal em torno de uma agenda integrada. Essa governança renovada tornou possível alinhar instrumentos, antecipar oportunidades e posicionar o Nordeste como protagonista de uma nova fase da indústria brasileira”, comentou.
LEIA TAMBÉM
Os projetos aprovados seguem agora para a elaboração dos Planos de Suporte Conjunto (PSC), que vão orientar as empresas quanto às melhores linhas de crédito, subvenções ou apoios não reembolsáveis oferecidos pelas instituições financeiras. A expectativa é que os PSC sejam concluídos até 15 de janeiro de 2026.
As propostas contemplam todos os estados do Nordeste e estão distribuídas em cinco áreas estratégicas: transição energética (59 projetos), bioeconomia com foco em fármacos (39), hidrogênio verde (44), data centers verdes (40) e setor automotivo e de máquinas agrícolas (37).
Segundo a organização, 32% dos projetos foram estruturados em consórcios empresariais, enquanto os 77% restantes envolvem cooperação com instituições de ciência e tecnologia. Empresas não selecionadas também serão convidadas a reavaliar suas propostas e buscar novas oportunidades de financiamento.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.