A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) publicou, nessa terça-feira (16), portaria no Diário Oficial da União estabelecendo critérios para a implantação de sistemas de captação e armazenamento de água da chuva para consumo humano. O Piauí foi contemplado com 3.664 cisternas, que serão distribuídas em 53 municípios do estado. Confira no final da matérias as cidades beneficiadas.
Segundo a portaria, as prefeituras convocadas terão 30 dias para indicar as famílias beneficiadas. Poderão participar moradores de comunidades rurais sem acesso a abastecimento de água potável adequado e que não possuam outro sistema de captação já instalado. Para receber o benefício, as residências também deverão ter telhado em condições de coletar a água da chuva e espaço suficiente para a instalação da cisterna.
LEIA TAMBÉM
- Wellington Dias anuncia expansão de tecnologias sociais no Piauí para combate à seca
- Piauí está entre os quatro estados que mais instalaram cisternas no semiárido brasileiro
- Devido à seca, decreto de emergência no Piauí será prorrogado até o fim do ano
- Governador anuncia reforço em ações contra seca e promete plano para abastecimento de água no Piauí
O documento estabelece critérios de prioridade na seleção. Terão preferência:
- domicílios chefiados por mulheres;
- famílias com pessoas com deficiência;
- beneficiários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico);
- lares com maior número de crianças em idade escolar;
- comunidades quilombolas homologadas;
- beneficiários negros ou pardos.
Cada município terá direito a uma quantidade de cisternas proporcional à demanda e ao déficit de abastecimento rural, variando entre 10 e 150 unidades. As prefeituras também deverão fornecer água para os testes de funcionamento dos equipamentos.
Após o envio das listas municipais, a Funasa publicará o resultado final em até 30 dias. A instalação das cisternas será condicionada à visita técnica para avaliar as condições estruturais e a elegibilidade de cada família selecionada.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.