Portal O Dia

Piauí registrou 389 raios durante a tarde e a noite desta segunda (11)

Quem olhou para o céu no Piauí no começo da noite desta segunda-feira (11) se deparou com um espetáculo de raios cortando as nuvens. A tempestade de raios, que já estava prevista pela meteorologia para o final do dia de ontem, era o prenúncio de uma chuva intensa. No entanto, nem em todas as regiões do Estado chegou a chover. Mas o Piauí registrou só no começo da noite um total de 389 raios, a grande maioria ao Norte de Teresina.

Foram quase 390 descargas elétricas, segundo o monitoramento feito por climatologistas no Estado. O fenômeno foi resultado de um deslocamento de umidade proveniente da costa leste nordestina, especificamente das regiões potiguar e cearense, que se expandiu ao interior do Piauí. O climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, explicou que a instabilidade no tempo já vinha aparecendo em algumas regiões piauienses com muita umidade chegando da costa leste nordestina, pernambucana e do recôncavo baiano.

Jailson Soares/O Dia
Piauí registrou 389 raios durante a tarde e a noite desta segunda (11)

“Essa umidade, quando chega com essa temperatura, vira chuva. Tivemos chuva em vários pontos do Piauí: na faixa litorânea, no vale do Longá, no território dos carnaubais, vale do sambito e região dos rios Itaueira e Piauí”, discorreu o climatologista. Sobre a tempestade de raios, ele comentou que ella foi causada pela elevação do calor, especialmente após o pico das 15h, o que favoreceu o crescimento de nuvens, criando condições ideais para as descargas elétricas.

Conforme os dados do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGRID), os acumulados de chuva registrados no Piauí foram de:


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.