Portal O Dia

Piauí registrou 32 focos de incêndio a cada 24h em 2025

Que 2025 foi um ano quente não é novidade. E isso se traduziu em diferentes fenômenos naturais que causaram preocupação às autoridades e transtornos à população, principalmente no interior do Estado. Para além dos mais de cem municípios que declararam situação de emergência por causa da seca, 2025 foi o ano dos focos de queimada no Piauí.

Joédson Alves/Agência Brasil
Piauí registrou 32 focos de incêndio a cada 24h em 2025

De 01 de janeiro a 31 de dezembro, o estado registrou 11.810 focos de incêndios em seu território. É como se a cada 24 horas, pelo menos 32 focos de incêndios aparecessem no Piauí. Os números são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e se referem aos focos captados por satélite.

O município de Uruçuí foi onde se registrou a situação mais preocupante. Só lá, foram contabilizados 634 focos de incêndio. Em seguida, aparecem cidades como Baixa Grande do Ribeiro, com 521 focos, Ribeiro Gonçalves, com 337, e Santa Filomena, com 315 focos de incêndio. Teresina, cidade mais populosa e mais densamente povoada, aparece na segunda metade do ranking, com 68 focos de incêndio captados por satélite ao longo de 2025.

Arquivo O Dia
Piauí registrou 32 focos de incêndio a cada 24h em 2025

A Caatinga foi o bioma mais atingido pelo fogo, tendo registrado 6.900 focos no ano passado, seguida do Cerrado, com 4.900 focos.

Para o climatologista Werton Costa, esse aumento nos focos de incêndio ao longo do ano passado está diretamente associado às condições climáticas que se observaram no Piauí. “Nós tivemos em 2025 um período de chuva muito curto e irregular, o que levou a um período de calor mais intenso. Além de ter chovido menos, tivemos muitos veranicos prolongados, o que causou transtornos imensos, principalmente para o produtor rural”, explicou.

Ele lembra que em 2025, o Piauí voltou a registrar, depois de sete anos, episódios de seca-extrema.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.