Portal O Dia

Piauí registra 544 assassinatos em 2025 e permanece acima da média nacional, aponta MJSP

O estado do Piauí registrou 544 homicídios ao longo de 2025, mantendo-se acima da média nacional de mortes violentas intencionais, segundo levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), divulgado nesta terça-feira (20).

O Dia
Piauí registra 544 assassinatos em 2025 e permanece acima da média nacional, aponta MJSP

Apesar da redução em relação a anos anteriores, o número de assassinatos ainda coloca o Piauí em uma posição de alerta no cenário nacional. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes segue superior à média brasileira. Enquanto a taxa de mortes a cada 100 mil habitantes é de 16,07 no Piauí, a média nacional foi de 15,97.

De acordo com o levantamento, os crimes continuam concentrados, principalmente, em áreas urbanas, com destaque para Teresina, que responde por parcela significativa dos registros. Especialistas apontam que fatores como desigualdade social, disputas entre grupos criminosos e circulação de armas de fogo influenciam diretamente esses índices.

O relatório do Ministério da Justiça mostra, no entanto, uma tendência de queda gradual nos homicídios no Piauí ao longo dos últimos anos. Em 2017, por exemplo, o estado registrou mais de 800 assassinatos, número significativamente superior ao contabilizado em 2025.

O levantamento aponta que o Piauí permanece entre os estados do Nordeste com índices elevados de violência letal, acompanhando um cenário regional que, apesar de apresentar melhora, ainda supera a média nacional em vários indicadores.

A nível nacional, o país registrou 34.086 assassinatos. O número representa uma queda de 11% em relação a 2024. Foi o quinto ano consecutivo de redução nas mortes violentas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.