Portal O Dia

Piauí receberá novos equipamentos para ampliar capacidade de armazenamento de plasma em hemocentros

O Piauí será um dos estados contemplados pelo investimento de R$ 116 milhões anunciado pelo Governo Federal para modernização da infraestrutura de armazenamento de plasma no país. A iniciativa integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e prevê a entrega de 604 novos equipamentos de congelamento a unidades de hemoterapia e hemocentros em 22 estados.

Reprodução/Agência Gov
Piauí receberá novos equipamentos para ampliar capacidade de armazenamento de plasma em hemocentros

No estado, os equipamentos, entre eles freezers, ultrafreezers e blast freezers, devem ser instalados até o fim de novembro no Hemocentro Coordenador do Piauí. A modernização vai ampliar significativamente a capacidade de armazenamento do plasma coletado, reduzindo perdas e aumentando o aproveitamento do material.

O plasma é insumo essencial para a produção de medicamentos hemoderivados usados em tratamentos de queimaduras, imunodeficiências e distúrbios da coagulação. Com a nova estrutura, o Brasil deve ultrapassar 300 mil litros de plasma recolhidos em 2025, aumento superior a 27% em relação à projeção atual.

A atualização dos equipamentos também reforça a estratégia nacional de ampliar a autossuficiência na produção de hemoderivados, reduzindo a dependência de importações e garantindo maior estabilidade no fornecimento de medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As entregas tiveram início em outubro e seguem até novembro. Além do Piauí, os novos equipamentos já estão sendo instalados em estados como São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará e Mato Grosso.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.