O governador Rafael Fonteles (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que autoriza a substituição da moeda de referência em uma operação de crédito firmada com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A matéria foi lida na sessão plenária dessa quarta-feira (3) e seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A operação, sancionada em 15 de maio deste ano, prevê empréstimo de US$ 392 milhões, cerca de R$ 2,2 bilhões à época, destinado à “reestruturação e recomposição do principal das dívidas, no âmbito do Projeto Piauí Sustentável e Desenvolvido (Piauí Futuro)”.
LEIA TAMBÉM
- Gustavo Neiva critica criação de novas secretarias e cobra transparência sobre empréstimos no Piauí
- Piauí deve continuar contratando empréstimos financeiros, afirma secretário de Fazenda
- “Piauí vai pagar dívida menor num prazo maior”, diz Rafael sobre empréstimos
- Alepi aprova renegociação de dívidas e novos empréstimos para o Governo do Piauí
Na mensagem encaminhada ao Legislativo, o governador explica que a proposta tem como objetivo abrir a possibilidade de substituição do Dólar Americano (USD) pelo Iene Japonês (JPY), a fim de otimizar as condições financeiras do contrato.
O Executivo destacou ainda que a alteração não implica em renegociação do acordo, nem em aumento do valor originalmente contratado.
Após tramitação nas comissões técnicas da Casa, o projeto deverá retornar ao plenário da Alepi para votação. Em caso de aprovação, seguirá para sanção do governador.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.