Portal O Dia

Piauí prevê mais de 3 mil castrações de cães e gatos em 2026 por meio do Castramóvel, diz secretário

O último censo animal apontou que somente Teresina possuía quase 150 mil cães e gatos. Com o aumento da população de animais domésticos, que também se estende a outros municípios do estado, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Feliphe Araújo, anunciou em entrevista ao Sistema O Dia nesta sexta-feira (9) que o órgão pretende realizar a castração de mais de 3 mil cães e gatos por meio do Castramóvel em 2026.

Assis Fernandes/O DIA
Secretário Feliphe Araújo tem a expectativa de mais de 3 mil castrações de cães e gatos em 2026 por meio do Castramóvel.

Segundo o secretário, em 2025 o Castramóvel realizou mais de 600 castrações dentro do próprio equipamento e, contando com as clínicas parceiras e um segundo Castramóvel, a quantidade total de cães e gatos castrados pode superar 3 mil neste ano.

“A gente quer que nesse ano de 2026 que ultrapasse 3 mil e a gente ainda sabe que é pouco, é por isso que estamos querendo adquirir mais um castramóvel para chegar a mais regiões do estado”, disse o secretário.

Feliphe Araújo informou que o número será maior, pois em boa parte de 2025 as castrações não eram realizadas dentro do Castramóvel, sendo o veículo utilizado apenas para exames clínicos, enquanto as cirurgias aconteciam em clínicas parceiras. Com a mudança, houve um aumento no número de castrações devido à maior mobilidade para atender os municípios. A expectativa é de que ao equipar um segundo Castramóvel ainda este ano, se amplie o alcance das castrações no estado.

O programa tem como foco pessoas de baixa renda. Para ter acesso ao serviço, é necessário possuir número de inscrição no CadÚnico. Durante a inscrição, o animal passa por triagem com um médico veterinário, que avalia se está apto à cirurgia. O tutor precisa seguir algumas orientações, como levar o animal higienizado, em jejum e com coleira, guia ou caixa de transporte.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.