Portal O Dia

Piauí está entre os cinco estados mais digitais do Brasil, aponta ranking

O Piauí entrou na briga pelo topo do ranking que mede a digitalização dos serviços públicos no Brasil. O estado é um dos cinco finalistas do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD) 2025, ao lado de Acre, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O resultado será divulgado no dia 6 de agosto, durante o SECOP, maior evento de tecnologia do setor público no país, realizado em Brasília.

Divulgação/Sesapi
O estado é um dos cinco finalistas do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD)

Além do ranking geral, o Piauí também concorre na categoria que avalia a inovação na oferta de serviços digitais, disputando com estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Acre, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O índice é elaborado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (ABEP-TIC) e leva em conta uma metodologia baseada em indicadores de eficiência, inovação e qualidade no atendimento digital ao cidadão. A proposta é medir o avanço da transformação digital nos governos estaduais.

Com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, o IOSPD também alimenta o Ranking de Competitividade dos Estados, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e que monitora o desempenho dos governos em áreas-chave da gestão.

A inclusão do Piauí entre os estados mais digitais do Brasil marca um salto em um cenário ainda dominado pela burocracia e por serviços públicos analógicos. Para além do reconhecimento simbólico, o ranking coloca em evidência os investimentos feitos em tecnologia e aponta caminhos para uma gestão mais eficiente.

A expectativa agora é pela cerimônia da próxima terça-feira (6), quando os vencedores serão anunciados. Até lá, o Piauí segue no páreo com chance real de levar um dos prêmios mais relevantes do setor.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.