Portal O Dia

Piauí está em alerta para chuvas intensas nesta terça (21), diz INMET

Nesta terça-feira (21), todos os 224 municípios do Piauí estão sob alerta para chuvas intensas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de perigo potencial devido à previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar até 50 mm/dia, e ventos com intensidade de 40 a 60 km/h. O alerta, que começou às 10h desta terça, se estende até esta quarta-feira (22), às 10h.

Reprodução / INMET
Alerta de chuvas intensas para o Piauí nesta terça-feira (21)

De acordo com o INMET, Picos - que ainda enfrenta os danos provocados pelas chuvas do início de janeiro - está na lista dos municípios que poderão registrar chuvas nesta terça. A Prefeitura de Picos já havia emitido um alerta aos moradores da cidade por conta da possibilidade de mais chuvas fortes atingirem o município até quarta-feira (22). Por conta disso, a gestão municipal orientou redobrar os cuidados para evitar o risco de situações mais graves, como desabamentos ou risco à vida.

A prefeitura do município afirmou que já se mobiliza para atender possíveis vítimas. "Estamos mobilizados para oferecer suporte e direcionar as famílias aos alojamentos garantindo a segurança de todos", informou a prefeitura por meio das redes sociais. A situação começou a se agravar na cidade quando iniciaram as chuvas, em 29 de dezembro de 2024, e que registraram precipitação acumulada de 160 mm.

Reprodução
Chuva em Picos deixou trabalhadores ilhados

O cenário se agravou substancialmente na madrugada de 14 de janeiro de 2025, com um novo volume de 100 mm, caracterizando um evento climático extremo. O alto volume de precipitações, combinado com a intensidade das chuvas sobre a cidade e os afluentes do rio Guaribas, resultou em uma série de desastres naturais. 

Tanto em Picos, como nos demais municípios, com o perigo potencial de chuvas intensas o risco de alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas é elevado, e a população deve estar atenta às orientações dos órgãos responsáveis.

Em caso de rajadas de vento, o INMET orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, já que há risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Para mais informações, a Defesa Civil está disponível pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pode ser contatado pelo número 193.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.