Portal O Dia

Piauí é um dos estados brasileiros onde mais se viaja por motivos de saúde, aponta IBGE

O Piauí concentra na região da Grande Teresina um dos principais polos de saúde do Nordeste, atendendo tanto a quem vive aqui, quanto quem vem de fora. E tem muito piauiense se deslocando para tratamento de saúde. Isso se revelou em números pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada hoje (02) pelo IBGE. A proporção de viagens para tratamento de saúde no Piauí foi a segunda maior entre os estados brasileiros.

Assis Fernandes/O Dia
Piauí é um dos estados brasileiros onde mais se viaja por motivos de saúde, aponta IBGE

Em 2024, os piauienses realizaram um total de 324 mil viagens, sendo que 284 mil foram por motivos pessoais e 40 mil com finalidade profissional. Dentre as viagens realizadas por motivos pessoais, a maior parcela foi para tratamento de saúde ou consulta médica, com um total de 106 mil viagens. O incremento é de cerca de 9 mil viagens a mais em relação ao ano anterior, com crescimento de 9,3%.

As viagens para tratamento médico representam 37,3% do total das viagens por motivos pessoais no Piauí. O Estado só perde para o Maranhão na quantidade de viagens por motivos de saúde. No estado vizinho, mais de 38% das viagens por motivos pessoais são para tratamento médico. Os menores indicadores estão nas cidades do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, onde só 4,9% e 2,3% da população viajou por motivos de saúde, respectivamente.

Reprodução/Internet
Piauí é um dos estados brasileiros onde mais se viaja por motivos de saúde, aponta IBGE

O segundo motivo pessoal que mais motivou os piauienses a viajar em 2024 foram as visitas ou evento de familiares e amigos, com um total de 79 mil viagens. O aumento é de 8,2% em relação ao ano anterior, quando haviam sido realizadas 73 mil viagens por este motivo. Viagens para visitas e eventos familiares representavam 27,8% do total de viagens por motivos pessoais dos piauienses em 2024.

O lazer, que é um dos principais motivos de viagens do brasileiro, está em terceiro lugar no ranking de razões para viajar, segundo o IBGE. Em 2024, 63 mil viagens foram realizadas no Piauí por lazer, uma redução de cerca de mil viagens em relação ao ano anterior. Além disso, houve queda na participação em relação ao total de viagens, tendo passado de 23,3% em 2023 para 22,2% em 2024. O Piauí é o 22º estado brasileiro onde as pessoas mais viajam por lazer, um dos menores índices do país.

Reprodução
Piauí é um dos estados brasileiros onde mais se viaja por motivos de saúde, aponta IBGE

O estado teve um cenário que foi na contramão do que se viu no restante do Brasil. No país todo, o lazer foi o motivo mais apontado para realização de viagens pessoais: 38,9% do total. Em contrapartida, aumentaram as viagens de negócios no Piauí. Aqueles deslocamentos com finalidades profissionais chegaram a 40 mil em 2024, uma elevação de 17,6% em relação às 34 mil viagens realizadas no ano anterior.

Pandemia foi o período em que os piauienses mais viajaram

A PNAD do IBGE revelou um dado que chama a atenção quanto ao perfil das viagens feitas pelos piauienses nos últimos seis anos. Apesar de terem viajado mais em 2024 – com um total de 324 mil viagens feitas e incremento de 4,5% em relação ao ano anterior – foi no ano de 2020, em meio à pandemia de covid-19, que os piauienses mais viajaram. Naquele ano, foram feitas no Piauí 346 mil viagens, quase 7% a mais do que em 2024.

O IBGE não aponta os fatores que levaram ao aumento na quantidade de viagens em 2020 no Piauí, mas como o Estado tem um alto índice de viagens para tratamento de saúde, os indicadores podem estar atrelados, segundo o Instituto.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.