Portal O Dia

Piauí aumentou em 168% a recuperação de celulares roubados em 2024

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) divulgou um levantamento nesta sexta-feira (27), que aponta um aumento de 168% no índice de celulares recuperados por roubo e furto em 2024, em relação ao ano passado.

Divulgação CCOM
Operação Interditados da Policia Civil do Piauí

A SSP informou que o reforço das ações nas fiscalizações de trânsito e as fases da “Operação Interditados”, onde ocorreram buscas e apreensões em lojas físicas e virtuais que realizavam a compra e a revenda de aparelhos roubados, além da suspensão econômica desses estabelecimentos, foram determinantes. O levantamento ainda destaca a redução de 27,76% nos roubos de veículos e uma queda de 40% nos roubos de celulares.

“A política pública de enfrentamento ao roubo e furto de celulares foi lançada em janeiro do ano passado e possui três frentes de atuação que visam atacar tanto o receptador final quanto o intermediário. Nos 11 primeiros meses deste ano, conseguimos aumentar o número de recuperação de celulares e reduzir os casos de roubo desses aparelhos, em comparação com o mesmo período do ano passado”, pontuou o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta.

Repercussão Nacional

A política de recuperação de celulares roubados do Piauí teve grande repercussão nacional. Delegações de 22 estados e do Distrito Federal já procuraram o estado para conhecer os mecanismos de recuperação de aparelhos roubados e furtados.

Divulgação CCOM
Policiais em operação para recuperação de celulares roubados

Em julho deste ano, a Superintendência de Operações Integradas implementou uma nova política pública de enfrentamento ao roubo e furto de veículos, por meio da “Operação Rastreados”. A iniciativa foi realizada em 18 municípios e resultou na recuperação de mais de 160 veículos.

O delegado Matheus Zanatta atribuiu os resultados a uma estratégia integrada, que alia ações conjuntas entre as forças de segurança a investimentos em tecnologia e capacitação dos policiais civis.

“Ao todo, foram realizadas sete turmas de treinamento, incluindo a participação de agentes da Secretaria de Segurança de outros estados do país. Vale ressaltar que os estados do Amazonas, São Paulo, Sergipe, Maranhão, Ceará, Espírito Santo, Pará e Alagoas implementaram projetos semelhantes em seus estados”, finalizou o superintendente.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.