O Governo do Estado abriu inscrições para o eixo Primeira Oportunidade. A iniciativa busca ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho para jovens sem nenhuma experiência profissional e que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O programa é uma colaboração da Coordenadoria da Juventude do Piauí (Cojuv) com a Secretária do Planejamento (Seplan), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Investe Piauí e Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc).
Estão sendo ofertadas 285 vagas distribuídas em Teresina e outros municípios. As vagas são destinadas a jovens entre 18 e 29 anos, que nunca tenham trabalhado com carteira assinada e que estejam inscritos no CadÚnico ou possuam a ID Jovem ativa.
Os interessados devem acessar a plataforma: piauioportunidades.pi.gov.br, preencher seus dados pessoais, anexar documento de identidade, comprovante de escolaridade e comprovar a situação de vulnerabilidade social.
O Primeira Oportunidade é um dos seis eixos do Programa Oportunidade Jovem, instituído pelo decreto nº 22.141/2023. As empresas interessadas devem estar sediadas no Piauí, possuir regularidade fiscal e cadastral e ter, no mínimo, um ano de constituição. Além de facilitar o contato entre juventude e mercado de trabalho, o programa também oferece incentivos financeiros às empresas parceiras.