Portal O Dia

Partido dos Trabalhadores quer reforçar candidaturas femininas no Piauí para as eleições de 2026

O Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí deve intensificar a estratégia de incentivo às candidaturas femininas para as eleições de 2026. A sinalização foi feita pelo vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), que participa diretamente das articulações internas da sigla para o próximo pleito.

Arquivo / O DIA
Partido dos Trabalhadores quer reforçar candidaturas femininas no Piauí para as eleições de 2026

Ao O Dia, Dudu ressaltou que o tema da cota de gênero, que determina percentual mínimo de mulheres nas chapas proporcionais, voltou ao centro do debate interno da agremiação. Segundo ele, apesar dos avanços, ainda há reclamações sobre a falta de estrutura adequada para dar competitividade às candidatas.

“A mulherada do PT também reclama porque na hora do ‘pega pra capar’ a estrutura que é dada não é uma estrutura que fortaleça essas candidaturas. Agora mesmo na reunião da direção nacional do partido que eu fiz parte, foi uma pauta debatida e ela vai ser debatida internamente a nível nacional. O PT já destina uma parte maior da verba partidária para as mulheres, mas as mulheres querem não só ter o nome dela na disputa. Elas querem também ser fortalecidas com estrutura”, afirmou.

O vereador também destacou que o fortalecimento das mulheres na política está diretamente ligado ao enfrentamento à violência de gênero.

“Nós estamos vivenciando, infelizmente, na atualidade, aqui no Brasil, uma onda de feminicídio que tem que ser uma pauta nacional. E o feminicídio também é combativo com o fortalecimento das mulheres nos poderes, tanto no parlamento, como no executivo, como no judiciário. Então essa é uma pauta realmente que importa a todos nós, como diz o ditado, se trabalhar para que as mulheres possam cada vez mais ocupar seus espaços e a gente combater esse grande mal que é a violência contra as mulheres passa também pelo fortalecimento na política”, disse.

Possível candidatura à Alepi em 2026

Durante a entrevista, Dudu também comentou a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em 2026. Ele e o ex-deputado Cícero Magalhães (PT) apoiam a pré-candidatura do vereador Eduardo Draga Alana (PSD), que negocia filiação à federação PT–PCdoB–PV. Como a migração ainda não avançou, Dudu surge como alternativa para a disputa.

“É como eu tenho dito sempre, no PT, nosso grupo político terá uma candidatura. Continuo a trabalhar para que o vereador Draga Alana vá para o Partido dos Trabalhadores. Em não podendo ir, nós iremos ter uma candidatura do nosso grupo, que sou eu, o grupo do Magalhães também já se manifestou que vai ter candidatura e vamos lançar conjuntamente o grupo do Magalhães e o meu, uma mulher, para que a gente possa fortalecer a chapa do PT, para que a gente possa atingir a nossa meta de eleger 15 deputados estaduais”, relatou.

O vereador lembrou ainda que, somados, ele e Magalhães tiveram mais de 10 mil votos em Teresina nas últimas eleições.

“Vamos trabalhar, porque esses votos aqui de Teresina, eu e o Magalhães juntos tivemos 10 mil votos. Nós dois juntos tivemos uma capitalidade na cidade de mais de 10 mil votos, então nós não vamos pegar esse capital político e deixar ele solto em 2026 e iremos trabalhar para que o PT seja fortalecido e a gente atinja a meta de 15 deputados”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.